" Blog da Horta Biológica: Coleta e Extração de Mel Puro

Coleta e Extração de Mel Puro

Alguma vez viram como se faz a coleta do mel? É todo um processo giríssimo e neste post vamos falar sobre cada um dos passos, desde a abertura da colmeia até obter um mel puro e maravilhoso! No final do post vejam o nosso vídeo onde mostramos todas as fases desde a colheita, à centrifugação, filtragem e armazenagem do mel.





Quer tenham apenas curiosidade na apicultura ou estejam a pensar iniciar-se nesta área, deixamos aqui várias dicas e conselhos práticos para uma coleta ótima.


Quando Fazer a Coleta?


A coleta deve ser feita no pico do verão, a partir do momento em que tenha terminado a floração, geralmente a partir do mês de Julho.

Nós fizemos durante o mês de Agosto, após várias visitas regulares à colmeia durante o ano para garantir o bem-estar das abelhas.

A coleta do mel deve ser feita durante o dia quando a maior parte do enxame está fora da colmeia à procura de alimento no campo. Habitualmente isso acontece nas horas de maior calor. Ao fim do dia as abelhas regressam a colmeia da qual já não saem após o anoitecer.



Quais os Materiais Necessários?


É importante ter todo o material limpo, organizado e pronto a usar antes de sair para o campo.

Aqui fica a lista de vestuário e materiais necessários:


Vestuário
  • Fato de apicultor
  • Luvas grossas
  • Botas ou calçado fechado

Materiais
  • Saca-quadros 
  • Fumigador + Isqueiro (Opcional. Cuidado com os incêndios!)
  • Escova
  • Raspador
  • Caixa para transportar os quadros (Opcional)
  • Faca de desopercular (Pode ser elétrica ou não)
  • Filtros
  • Centrifugador
  • Frascos de vidro para armazenar

Caso tenham dúvidas em relação ao material ficam aqui algumas imagens e sugestões.


Fato Apicultor
Luvas
Saca-quadros
Fumigador
Escova




Raspador
Faca
Filtro
Centrifugador






















.



Como Fazer a Coleta?

  1. Usando todo o material de proteção, começar por abrir a colmeia. Devemos estar posicionados atrás da entrada da colmeia ou de lado;
  2. Depois de tirar a tampa, usar um saca-quadros e ver os quadros um por um em cada uma das alças (ou meias-alças conforme o tipo de colmeia). Nesta tarefa há quem use um fumigador para afastar as abelhas. Nós deixámos de o fazer para diminuir o risco de incêndio florestal;
  3. Escolher os quadros a retirar conforme a quantidade de mel que exista nos favos;
  4. Antes de ir embora, voltar a fechar a colmeia com muito cuidado para não esmagar as abelhas.


Que Quantidade Retirar da Colmeia?


As abelhas produzem mais do que consomem, mas o apicultor não deve tirar mais de 30% do mel da colmeia para não por em risco a subsistência do enxame.

A caixa maior na parte de baixo da colmeia é o ninho, do qual não se retira o mel. Além da criação contém reservas de mel e pólen que servem de alimento às abelhas nos meses de inverno.



Transporte Até ao Local de Extração


O transporte dos quadros pode ser feito de duas formas. Pode-se levar a alça (ou meia-alça) toda ou colocar os quadros numa caixa, o que permite transportar menos abelhas para longe da colmeia.

Nós fazemos a retirada dos quadros e usamos uma escova própria para afastar as abelhas cuidadosamente. Colocamos os quadros um por um na caixa colocando sempre a tampa para que as abelhas não entrem. Acreditem que não vão querer levá-las convosco até a casa!

Transportamos a caixa até às proximidades do local de extração e examinamos a caixa para ter a certeza que não há abelhas, pois se houver estas irão chamar o enxame para o local onde se encontra o mel.


Centrifugação


O centrifugador pode ser elétrico ou manual e deve estar previamente limpo e pronto a receber o mel;

  1. Com uma faca de desopercular, cortar os favos de ambos os lados de cada um dos quadros e colocá-los dentro do centrifugador. A centrifugação vai extrair o mel dos favos;
  2. Após centrifugar, os quadros devem voltar a ser colocados na caixa ou na alça para serem devolvidos à colmeia. 
Os quadros devem ser colocados na colmeia tal como estão, ou seja, já com a cera puxada, ou seja, se colocarmos quadros com novas folhas de cera, as abelhas terão de consumir mais mel para construir novos favos. Assim, estamos a poupar-lhes trabalho!


Filtragem


  1. Para a filtragem utilizam-se dois filtros para separar o mel da cera e um recipiente grande para recolher o mel;
  2. Basta abrir a boca de saída do centrifugador para o mel e a cera começarem a sair;
  3. A cera fica nos filtros e o mel no recipiente.
Quando o mel já está limpo, pode ser armazenado.



Armazenagem


O mel deve ser armazenado em frascos de vidro bem vedados, num local fresco e seco. Se estiver num local frio vai ficar quase sólido e vai ser difícil de retirar do frasco. É o que acontece quando o mel é puro!


O Que é Mel Puro?


O mel puro é o mel tal como é extraído da colmeia sem passar por qualquer processo industrializado.

O mel que é vendido comercialmente em grande escala passa por processos de refinamento que o tornam mais transparente e apelativo ao consumidor, mas que remove nutrientes benéficos como o pólen, enzimas e antioxidantes. Também é sabido que, ao mel comercializado, são adicionados açúcares e outros adoçantes para reduzir custos de produção.

Existem várias formas de distinguir mel puro do mel industrializado, das quais falaremos noutro post para que este não fique demasiado longo.


O Que Fazer Com a Cera?


A cera que ficou no extrator e no filtro pode ser derretida e purificada para poder ser usada no fabrico de produtos artesanais, como por exemplo sabão, cosméticos e velas.

Vejam o nosso post e vídeo Como Limpar Cera de Abelha para saberem como derreter, filtrar e armazenar este maravilhoso produto natural.



Para uma melhor compreensão de todo este processo, vejam o nosso vídeo explicativo onde mostramos o passo-a-passo da coleta do mel.


VIDEO - Coleta e Extração de Mel Puro




















2 comentários:

  1. Simplesmente adorei! E produzes para venda também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Obrigada pelo interesse. Neste momento ainda não temos quantidade suficiente para vender, mas estamos a pensar no assunto para breve. Aconselhamos-te a subscrever a nossa newsletter para receberes as novidades em primeira mão :)

      Eliminar