" Blog da Horta Biológica: Como Conservar Alimentos Secos Por Décadas

Como Conservar Alimentos Secos Por Décadas

Existem muitas formas de conservar alimentos, assim como existem muitas razões para o fazer. Há muitas situações que podem levar à escassez de recursos nos supermercados. Seja por crise económica, seja em caso de greve de transportadoras, seja em caso de pandemia, ou tantas outras situações. É cada vez mais importante saber produzir e conservar alimentos para podermos assegurar que não faltará uma nutrição correcta à nossa família e a nós mesmos em tempos mais difíceis.

Os alimentos podem ser conservados durante longos períodos de tempo, de forma segura, através de desidratação, congelação, fermentação/pickles, refrigeração, salgar, defumar, ou selagem em vácuo em latas ou frascos. 

Neste post vamos mostrar como conservar alimentos secos em vácuo, em frascos, mesmo sem ter máquina para o fazer. Vejam o video explicativo, no final do post.




Quer tenham uma horta, quer comprem a granel, podem usar o método que vamos mostrar, utilizando o forno. Este método de conservação é indicado para os seguintes alimentos:

  • Feijão seco
  • Grão
  • Arroz
  • Lentilhas
  • Massas secas
  • Cereais (Apenas secos. Este método não serve para papas)
  • Farinhas
  • Especiarias
  • Sal
  • Bicarbonato de sódio
  • Fermento em pó


Este método é exclusivo para itens secos. Não se deve usar para conservar alimentos que contenham algum tipo de gordura na sua constituição como, por exemplo, os frutos secos dos quais é possível extrair óleo.

Este é um método de conservação que serve para matar insectos e larvas e poderá preservar os alimentos em excelente estado durante 15 a 20 anos. Há quem diga que poderá ir até 30 anos, mas isso não podemos certificar pois nunca preservámos alimentos por todo esse tempo.





Material Necessário


  • Frascos com tampa (nós usámos frascos com capacidade para cerca de 1kg)
  • 1 panela grande para fazer a esterilização dos frascos
  • Funil grande
  • Luvas de pano ou borracha para manusear os frascos quentes
  • Vinagre



Passo-a-Passo


  1. Começar por lavar os frascos;
  2. Colocar água (o suficiente para cobrir a abertura dos frascos sem fazê-los flutuar) numa panela grande e um pouco de vinagre para fazer a esterilização;
  3. Quando a água ferver, colocar os frascos com a abertura virada para baixo e deixar por 20 minutos;
  4. Usando luvas, retirar os frascos e colocá-los no forno virados para baixo;
  5. Colocar a temperatura do forno a 105ºC durante 30 minutos. Este é o segundo passo no processo de esterilização e serve para secar os frascos antes de os encher:
  6. Quando os frascos estiverem totalmente secos, desligar o forno e deixá-los secar dentro do forno até à temperatura ambiente;
  7. Enquanto os frascos secam, lavar e secar bem as tampas e o funil;
  8. Retirar os frascos do forno e, com a ajuda do funil, começar a encher os frascos. Não se deve encher mesmo até a cima. Deve-se deixar um espaço de cerca de 2 dedos entre o alimento e o topo do frasco;
  9. Colocar os frascos cheios, sem tampa, no forno, novamente a 105ºC, durante 90 minutos para frascos de 1L ou 120 minutos para frascos maiores. Este processo vai ajudar a esterilizar os alimentos e aquecer os frascos para fazer vácuo depois de serem fechados;
  10. Adicionar as tampas, viradas para cima, nos últimos 15 minutos, para esterilizar e para que estejam quentes ao fechar os frascos;
  11. Após o tempo no forno, retirar um frasco e uma tampa de cada vez e fechar bem;
  12. Vigiar os frascos para ver se estão a fazer vácuo. Sabemos que estão em vácuo quando a tampa é sugada para baixo. 
  13. Deve-se rever as tampas, passado 24h;
  14. Só após 48h é que se deve guardar na dispensa ou na cave. O local de conservação deve ser escuro e fresco para que tenha as condições ideais para armazenar a longo prazo. Deve-se colocar um rótulo com a data de conservação.
  15. Se algum dos frascos não fizer vácuo, há duas hipóteses: repetir o processo de aquecer no forno ou guardar na cozinha para ser usado logo em primeiro lugar.


Relembramos que este método não serve para alimentos líquidos, carne, peixe, ou vegetais. Serve apenas para os alimentos secos referido acima. 

Esta é uma excelente forma de conservação que mantém os alimentos nas mesmas condições da altura em que foram colhidos ou comprados. As imagens do video que se segue foram capturadas há mais de 3 anos. No final do video, mostramos alguns frascos que ainda temos onde se pode ver que os feijões da nossa horta continuam perfeitos.

Esperamos que este método de conservação de alimentos secos vos seja útil. Se quiserem ver um método de conservação de alimentos frescos/líquidos, poderão ver também este video, onde mostramos como  fazer e armazenar polpa de tomate caseira.









Sem comentários:

Enviar um comentário