" Blog da Horta Biológica: A Cura Pelas Plantas

A Cura Pelas Plantas

As plantas têm tantas propriedades benéficas para a saúde que quase se torna desperdício utilizá-las apenas na alimentação. Uma mesma planta pode ter uso interno e externo e a sua aplicação pode ser feita de várias formas: chás, inalações, hidrolatos, massagens, difusão atmosférica...

Várias situações difíceis ao longo dos anos roubaram-nos qualidade de vida, a qual tentámos e continuamos a tentar recuperar através das coisas simples e belas que a Natureza nos dá. Foi assim que procurámos aprender mais sobre as plantas e sua influência na saúde física e emocional. O que temos descoberto é delicioso e mais delicioso ainda é saber que haverá sempre muito para aprender!




As plantas ou frutos mais utilizados na cura de estados emocionais como irritabilidade, tristeza, ansiedade, depressão, desanimo, culpa, entre outros são afinal das mais simples e fáceis de encontrar. São elas, a rosa, a alfazema, o eucalipto, o alecrim, o limão e a laranja. Felizmente, todas estas são abundantes em Portugal!




No post "Água de Rosas: Benefícios e Como Fazer" já falámos sobre o uso interno e externo e os seus benefícios.
A rosa é das plantas mais versáteis para curar as mais variadas patologias e é tão fácil de fazer crescer! Escusado será dizer que devem certificar-se que estão a usar flores puras que não tenham sido tratas com pesticidas. Na dúvida, não comprem! Plantem!...e cuidem das vossas próprias flores.




Alfazema, com as suas propriedades calmantes, é óptima como indutor de sono e de relaxamento.  As flores são usadas internamente para dores de cabeça, irritabilidade, constipações e náuseas. Esta planta, quando utilizada em massagem ajuda a aliviar as dores musculares, dores reumáticas e é também excelente para tratar as patologias da pele.




O aroma do Eucalipto, para além de muito agradável tem acção depurativa do ar, devido ás suas propriedades bactericidas e antivirais. A inalação dos vapores de óleo essencial de eucalipto em água quente ajuda a aliviar a congestão nasal causada pelas alergias e constipação.  A aplicação em massagem ajuda a aliviar as dores de cabeça e baixar a febre.




Alecrim, com o seu aroma estimulante, tem acção antidepressiva e é excelente para melhorar a pele e o cabelo quando adicionado aos cosméticos naturais. Conheçam todas as propriedades do alecrim no nosso post Alecrim - Propriedades Medicinais e Formas de Utilização.




O cheiro dos citrinos é maravilhoso e é também indutor de bem-estar. Em aromaterapia, o aroma do Limão, da Laranja e até da Bergamota são utilizados para acalmar estados de irritabilidade, ira, tristeza e depressão. Para um efeito mais duradoro em casa, podem utilizar-se os óleos essenciais destes frutos. Basta utilizar um difusor e o aroma sentir-se-á por várias horas.
Se o óleo essencial for extraído por prensagem da casca, o mesmo é fotossensível e só deve ser adicionado a produtos cosméticos que sejam utilizados à noite.





Os óleos essenciais não devem ser utilizados directamente na pele. Devem ser sempre diluidos num óleo vegetal ou adicionados a um champô ou creme antes de aplicar.

Para quem quiser começar a disfrutar dos aromas e dos seus benefícios em casa, é aconselhável comprar um difusor eléctrico, pois estes mantêm a temperatura da água constante e o aroma por um período de tempo ajustável. Os queimadores com vela não mantêm a temperatura e não difundem o aroma com a mesma eficácia. Podem encontrar difusores de qualidade e energeticamente eficientes aqui.

Relativamente aos óleos essenciais, é altamente aconselhável comprar os que têm certificação biológica, pois na aplicação tópica entram rapidamente na circulação sanguínea. Quando o objectivo é o bem-estar, mais vale não arriscar e investir um pouco mais em produtos de qualidade. Já temos comprado vários óleos essenciais e podemos recomendar estes.


************

A área do bem-estar, quer seja físico ou emocional ou ambos, é sem dúvida cada vez mais importante para reencontrar o equilibrio. A sociedade moderna obriga-nos a levar uma vida que, muitas vezes, nada tem a ver com o que somos ou precisamos. Vez após vez é preciso reaprender a viver, voltar ás origens e "ancorar no aqui e agora", sem pensar, sem querer, ser ter...apenas ser!

Nos próximos posts abordaremos outros temas relacionados com o bem-estar, os quais fomos descobrindo na nossa busca por uma vida com mais sentido. Até lá, cuidem-se bem!




Sem comentários:

Enviar um comentário