" Blog da Horta Biológica: Leite Dourado: Benefícios e Como Fazer

Leite Dourado: Benefícios e Como Fazer

O leite dourado tem origem na medicina ayurvédica. Ayurveda é a medicina tradicional indiana com conhecimentos ancestrais no uso de ervas e especiarias. O leite dourado é uma bebida de coloração amarela intensa e os principais ingredientes são o leite e a curcuma. Esta é uma bebida quentinha que fortalece o sistema imunitário e tem vários outros benefícios para a saúde. Neste post partilhamos a receita que fazemos cá em casa. Vejam o video no final.





Benefícios do Leite Dourado


Existem várias receitas possíveis de leite dourado, sendo que cada pessoa pode adaptar ao seu gosto.
Aqui ficam os benefícios dos ingredientes da receita que fazemos cá em casa.  


Leite
O leite dourado pode ser feito com leite de vaca ou um leite vegetal à escolha (amêndoa, aveia, arroz, coco, etc.) Fazer o leite dourado com leite vegetal tem a vantagem de não ter lactose e ser rico em fibras que ajudam ao melhor funcionamento dos intestinos.


Curcuma
O ingrediente chave do leite dourado é a curcuma, raiz que apresenta um componente denominado curcumina, ao qual são atribuídos inúmeros benefícios para a saúde e propriedades medicinais anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antitumorais. 
Para que este post não se torne muito longo, caso queiram saber mais sobre a curcuma e as suas propriedades, vejam os nossos posts: 3 Tipos de Açafrão?! e Como Fazer Pó de Curcuma.


Pimenta-do-reino 
A curcumina é um nutriente pouco absorvido pelo organismo. A adição de pimenta-do-reino vai potenciar a absorção da curcumina, devido à presença de piperina. Esta é uma substância presente na pimenta que aumenta a capacidade de absorção. 





Óleo de coco 
A absorção da curcumina pelo organismo é potenciada também pela adição de uma gordura saudável tal como o óleo de coco ou o ghee. A presença de uma gordura também ajuda a dissolver melhor a curcuma que não se dissolve tão facilmente em água.


Mel
O mel, para além de adicionar todas as sua propriedades a esta bebida, também serve de adoçante natural. Quem é vegan pode usar como alternativa o xarope de ácer, também conhecido por maple syrup.


Canela
A canela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, ajuda a uma melhor digestão e confere um sabor muito agradável à bebida.  


Quantidades


  • 500ml Leite de aveia
  • 1 c. sobremesa Curcuma em pó
  • 1 pitada de Pimenta-do-reino
  • 1 c. chá Óleo de coco
  • 1/4 c. chá Canela em pó
  • 1 c. chá Mel


Modo de Preparação


  1. Num tacho juntar o leite, a curcuma, a pimenta, o óleo de coco e a canela;
  2. Levar ao lume e ir mexendo;
  3. Quando ferver, desligar o lume;
  4. Adicionar o mel;
  5. Mexer;
  6. Servir;
  7. Com uma varinha de leite bater a mistura para ficar mais cremosa;
  8. Polvilhar com canela;
  9. Saborear de preferência à lareira ou enrolado numa mantinha.
Os passos 7 e 8 são facultativos...o 9 é obrigatório :)



Como / Quando Consumir


Esta é uma bebida aconchegante, ideal para o tempo frio e deve ser consumida imediatamente após a preparação para que não perca as suas propriedades. Um copo por dia, de preferência à noite, será o suficiente para tirar todo o proveito desta bebida. Por ser tão reconfortante ajuda a uma melhor digestão e a dormir melhor também.

Para quem nunca experimentou o leite dourado, nunca é demais frisar que antes de ingerir um alimento novo, é necessário saber ser há alergias ou outras restrições alimentares. 


Esperamos que gostem e desfrutem deste bebida tão especial :)


Video - Leite Dourado













Sem comentários:

Enviar um comentário