" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Pó de Curcuma...ou Açafrão | How To Make Turmeric Powder...or Saffron!

Como Fazer Pó de Curcuma...ou Açafrão | How To Make Turmeric Powder...or Saffron!

Scroll down for English version...

Depois de termos referido alguns dos inúmeros benefícios da Curcuma neste post, passamos à fase seguinte: como extrair o pó? É um processo simples e pode fazer-se em casa sem complicações. Apenas são necessárias algumas precauções para que não fique tudo pintado de amarelo.




Materiais Necessários
  • Faca pequena bem afiada para descascar e cortar
  • Luvas descartáveis
  • Picadora ou processador de alimentos
  • Peneira e taça
  • Funil pequeno
  • Frasco hermético


Extrair o pó resume-se a alguns passos simples. Ora aqui vai:

   


E assim obtemos Açafrão feito em casa! O aroma intenso e a cor viva são incríveis! Não tem comparação com o Açafrão de compra.




Embora as suas propriedades sejam quase milagrosas, as quantidades diárias também têm limites.
Para tudo é preciso conta, peso e medida. Estudos revelam que o consumo diário de Curcuma não deve exceder 10g e deve ser utilizada como aditivo alimentar. Seja como for, os alimentos e as suas propriedades podem ter efeitos bem diferentes em cada pessoa, por isso, antes de se aventurarem em dietas ou uso exagerado de superalimentos é aconselhável falarem com um nutricionista.

Muito nos têm perguntado onde comprar o pó ou os rizomas. De facto, não é muito fácil encontrar, especialmente para quem não mora em grandes cidades com fácil acesso a todo o tipo de produtos. Nós compramos online, pois é mais fácil encontrar quantidades maiores a preços mais mais baixos. Aqui ficam os produtos que compramos e recomendamos pela sua alta qualidade.





















Video - Como fazer pó de Curcuma...ou Açafrão







************


English Version | How To Make Turmeric Powder...or Saffron

After mentioning some of the many benefits of turmeric in this post, we move on to the next phase: how to extract the powder? It is a simple process that can be easily done at home. Only a few precautions are required so you and your kitchen won't be painted yellow.


Tools

  • Small sharp knife for peeling and cutting
  • Disposable gloves
  • Chopper or food processor
  • Sieve and bowl
  • Small funnel
  • Airtight container



Extracting the powder comes down to a few simple steps. Here it goes...




And so we get homemade saffron! The intense aroma and vivid colour are incredible! No comparison to purchased saffron.




Although its properties are almost miraculous, daily amounts also have limits. Studies show that daily intake of turmeric must not exceed 10g and should be used as a food additive. Foods and their properties can have very different effects on each person, so before venturing into extreme diets or overeating superfoods it is advisable to see a nutritionist.

Our readers have been asking where to buy turmeric powder or the rhizomes. In fact, they are not easy to find, especially for people who don't live in big cities with easy access to all kinds of products. We buy online for it is easier to find bigger quantities at lower prices. Here are the products that we buy and recommend for their high quality.




















Video - How to make turmeric powder...or saffron





11 comentários:

  1. o açafrão fica com uma cor muito bonita e completamente diferente da que se compra nos supermercados, o sabor do vosso deve ser deve ser espectacular.
    Parabéns pela vossa pesquisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem mesmo comparação, principalmente no aroma. Fazer as coisas em casa é sempre melhor :)

      Eliminar
  2. Mas que ideia espectacular! As coisas que estou a aprender convosco! Obrigado por partilhares estas coisas! Muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcelo :)
      Gostamos de partilhar o que sabemos e o que vamos descobrindo. É partilhando que se constrói o conhecimento.
      Saúde!

      Ana

      Eliminar
  3. Quero a marca e modelo desse moedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ciremar. Nós usámos uma máquina antiga da Moulinex. É provavel que este modelo já não se venda. Em princípio as picadoras modernas ou qualquer processador de alimentos terá um bom resultado.

      Eliminar
  4. Onde poderei comprar a raiz do açafrão? Gostaria ter esta planta em casa se possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge :)
      Nós comprámos os rizomas na Biocoop. Fica no Prior Velho, próximo do aeroporto de Lisboa. Em princípio também se devem encontrar em outras lojas de produtos biológicos semelhantes ou em feiras de agricultura biológica.

      Eliminar
    2. E sim, dá pra ter em casa em vaso. Convem que seja um vaso grandote. Não tem de ser muito fundo, mas tem de ser um pouco largo para deixar que os rizomas se espalhem. O crescimento é muuuito demorado. Então convém sempre deixar algum na terra para que continue a multiplicar-se para o ano seguinte.

      Eliminar
  5. Esta semana estou fabricando o açafrão caseiro, o cheiro é maravilhoso, as mãos amarelas feito ouro kkkk, mesmo com luvas não deixa de manchar, e o sabor incomparável. Gosto de fazer sem as cascas pra coloração ficar bem mais atraente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Muito obrigado por partilhar a sua experiência. Preparar o pó de açafrão não é realmente muito fácil, mas depois é muito compensador. Se puder, continue sempre a fazer o seu próprio açafrão em casa. É a única forma de saber que está a consumir um produto saudável e puro.
      Desejamos-lhe tudo de bom e muita saúde!
      Ana e Luis

      Eliminar