" Blog da Horta Biológica: Consociação De Culturas Na Agricultura Biológica

Consociação De Culturas Na Agricultura Biológica

O mês de Maio é época de muitas tarefas agrícolas, desde a semeadura à colheita e à protecção das culturas contra pragas e doenças. Precisamente para afastar as pragas e evitar possíveis doenças, hoje falamos de consociação de culturas na horta. 



A consociação de culturas é um dos princípios da agricultura biológica e é praticada por várias razões. Vejamos quais são:

  • O espaço de cultivo deve ter culturas diversificadas de modo a garantir uma produção variada, o que contribui para o enriquecimento da matéria orgânica no solo;
  • A diversidade de culturas atrai auxiliares da horta (insectos e outros bichinhos) que contribuem para evitar a utilização de pesticidas, obtendo assim alimentos de alto valor nutritivo;
  • Para além de promover a biodiversidade, a consociação de culturas evita o esgotamento do solo, o que sucede frequentemente nos campos de monocultura;
  • Algumas plantas beneficiam-se mutuamente através da sua proximidade, em alguns casos devido à utilização diversificada dos recursos do solo sem que se verifique competição entre as mesmas, noutros casos devido ao efeito repelente de pragas através dos cheiros e substâncias que produzem.




Apesar de a consociação de culturas ter todos estes benefícios, é muito importante saber que culturas beneficiam da companhia umas das outras e quais devem ser cultivadas à distância. Vejam, na nossa tabela, as consociações favoráveis e desfavoráveis para que possam organizar melhor a vossa horta.




Existem também algumas plantas que, de um modo geral, protegem a horta e é boa ideia cultivá-las na bordadura dos canteiros. Aqui deixamos alguns exemplos:

Alfazema - Repele várias pragas.
Alho - Repele afídios e previne o ataque de fungos.
Arruda - Repele gatos e formigas.
Calêndula - Afasta grande parte das pragas da horta.
Capuchinha - Funciona como armadilha de pragas da horta e do pomar. 
Coentro - Afasta ácaros e pulgões.
Erva-cidreira - Repele vários insectos.
Manjericão - Repele vários insectos. 
Poejo - Afasta ratos e formigas. 
Sálvia - Repele várias pragas.
Segurelha - Repele várias pragas. 


Com estas informações preciosas esperamos que consigam proteger as vossas culturas da forma mais natural possível, tendo em conta o ambiente e saúde.

Bons cultivos!



Sem comentários:

Enviar um comentário