" Blog da Horta Biológica: Florais de Bach - Como Fazer a Tintura Mãe

Florais de Bach - Como Fazer a Tintura Mãe

Na primavera, quando as flores estão no auge da floração é tempo de preparar os Florais de Bach. Os Florais de Bach são essências de plantas que têm propriedades curativas, principalmente na saúde emocional. Já falámos aqui no blog sobre os Florais de Bach e as suas propriedades curativas. Para saberem tudo sobre estes florais visitem o post Florais de Bach - Guia de Remédios Naturais.

Hoje vamos ensinar a fazer a tintura mãe destas essências naturais. Vejam também os nossos vídeos explicativos onde ensinamos a fazer a tintura mãe tanto pelo método solar como pelo método de fervura.




O Que é a Tintura Mãe?

A tintura mãe é a primeira etapa no processo de preparação dos Florais de Bach. Nesta primeira etapa, a essência é mais concentrada, e é a partir dela que são feitas as diluições que são usadas na toma dos remédios florais.


Como é Feita a Tintura Mãe?

Antes de explicarmos como fazer a tintura mãe é muito importante frisar que estes florais (ou quaisquer outros remédios naturais) não devem ser feitos sem um sólido conhecimento sobre as plantas. Sempre que tiverem dúvidas em relação à identificação das plantas, por favor, não façam uso das mesmas!

A tintura mãe dos Florais de Bach é feita por dois métodos distintos, os quais dependem da planta a utilizar

Para ambos os métodos, a colheita das flores deve ser feita num dia claro, com muito sol e deve ser feita bem cedo pela manhã, quando as flores ainda estão bem frescas e acabadas de abrir. 

Devem ser escolhidas as flores mais perfeitas que não estejam comidas por insectos, não tenham manchas nem pétalas em falta.

Para que as flores sejam usadas no seu estado mais puro, não se pode tocar nas flores com as mãos. As flores devem ser colhidas com uma tesoura para dentro de um recipiente com água.

A água utilizada deve ser água de nascente ou então água mineral.

As flores não precisam de ficar submersas na água, mas é necessário colher flores suficientes para cobrir toda a superfície da água.



Materiais Necessários


Para a Colheita

  • 1 Recipiente de vidro (para o método solar)
  • 1 Panela pequena (para o método de fervura)
  • 1 Tesoura 
  • Água de nascente ou mineral


Para a Filtragem

  • 1 Funil
  • Filtros de café
  • 1 Frasco de boca larga


Para Armazenar

  • Frascos âmbar com pipeta
  • Água de nascente ou mineral
  • Conhaque com pelo menos 40% vol. de álcool
  • Rótulo para apontar o nome do floral e a data


Todos os materiais têm de ser lavados e esterilizados antes de estarem em contacto, primeiro com as flores e depois com a essência. 


Método Solar


O método solar é feito através da infusão das flores em água expostas ao sol durante 3 horas.

  1. A colheita das flores é feita com uma tesoura, previamente esterilizada, para dentro de um recipiente de vidro;
  2. Depois de colher, deixar as flores expostas ao sol, sem perturbar, durante 3h. A luz do sol vai fazer com que as flores libertem na água as suas propriedades curativas;
  3. Durante estas 3h fazer a lavagem e esterilização dos materiais que serão usados para a filtragem da essência (funil, frascos e pipetas). Os frascos são colocados em água a ferver durante 30 minutos. Para guardar as essências florais devem ser usados frascos âmbar. As pipetas e o funil são lavados à mão;
  4. Após 3h a essência está pronta a ser filtrada;
  5. Usar um funil e um filtro de café para filtrar a essência para dentro de um frasco de boca larga;
  6. Depois de filtrar, verter a essência para dentro do frasco âmbar até meio;
  7. A outra metade é preenchida com conhaque com pelo menos 40% vol. de álcool. Este será o conservante do floral;
  8. Fechar o frasco e agitar vigorosamente para misturar bem a essência com o álcool conservante;
  9. Colocar um rótulo com o nome e a data do floral;
  10. Armazenar, de preferência, num local escuro, fresco e seco. Quando conservadas e usadas correctamente, as essências florais podem manter a sua vida útil por décadas. 


Video - Florais de Bach | Tintura Mãe | Método Solar























Método de Fervura


O método de fervura é feito através da fervura das flores em água durante 30 minutos.

  1. Antes de colher as flores é importante fazer a esterilização e lavagem dos materiais que serão usados para a filtragem da essência (funil, frascos e pipetas). Para guardar as essências florais devem ser usados frascos âmbar. Os frascos são colocados em água a ferver durante 30 minutos. As pipetas e o funil são lavados à mão;
  2. As flores devem ser colhidas com uma tesoura, previamente esterilizada, para dentro do recipiente onde será feita a fervura. Uma panela pequena será o suficiente;
  3. Depois da colheita, as flores devem ser fervidas imediatamente. A fervura é feita por 30 minutos em lume brando; *
  4. Após 30 minutos desligar o fogo e deixar a essência arrefecer;
  5. Usar um funil e um filtro de café para filtrar a essência para dentro de um frasco;
  6. Depois de filtrar, verter a essência para dentro do frasco âmbar até meio;
  7. A outra metade é preenchida com conhaque com pelo menos 40% vol. de álcool;
  8. Agitar vigorosamente para misturar bem a essência com o álcool conservante;
  9. Colocar um rotulo com o nome e a data do floral;
  10. Armazenar, de preferência, num local escuro, fresco e seco. Tal como no método solar, as essências feitas pelo método de fervura podem manter a sua vida útil por décadas, desde que sejam armazenadas e usadas correctamente.


*NOTA IMPORTANTE: Nós recolhemos os nossos florais na nossa horta, mesmo ao pé de casa, por isso pudemos fazer a fervura na nossa cozinha, imediatamente a seguir à colheita. Há quem vá para o meio do campo e leve um fogareiro. Nestes casos é preciso ter muito cuidado para evitar os incêndios!


Video - Florais de Bach | Tintura Mãe | Método de Fervura
















Assim se obtém a tintura mãe dos Florais de Bach! É a partir desta tintura que são preparados os frascos "Stock", também conhecidos por "Primeira Diluição" que são os frascos que se vendem nas lojas e que são usados para preparar os frascos "Manipulados" também conhecidos por "Segunda Diluição". Falaremos destas diluições futuramente noutros posts.

O poder das plantas é de facto, incrível! Esperamos que estes tutoriais vos sejam úteis, não sendo de mais voltar a frisar que só devem fazer estes remédios se conhecerem bem as plantas. Fiquem atentos, pois em breve faremos posts e vídeos a explicar como usar a tintura mãe para fazer as diluições.

Até breve! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário