" Blog da Horta Biológica: Florais de Bach - Guia de Remédios Naturais

Florais de Bach - Guia de Remédios Naturais

Hoje falamos dos Florais de Bach, infelizmente ainda pouco conhecidos em Portugal e muitos outros países. Ouvimos falar dos florais, pela primeira vez, no seguimento do processo de convalescença da Ana. Por serem naturais, à base de plantas, despertou-nos o interesse. Os efeitos da toma têm sido tão positivos que decidimos aprender sobre o assunto e hoje damos a conhecer estes tesouros da natureza. O mundo das plantas é realmente fascinante! Depois de conhecerem as plantas e os seus efeitos, vejam os nossos videos onde ensinamos a fazer a tintura mãe pelo método solar e pelo método de fervura.




O Que São os Florais de Bach?


Os Florais de Bach são um conjunto de 38 essências extraídas de plantas silvestres e árvores que possuem propriedades curativas ao nível emocional. Este florais foram desenvolvidos, no início do século XX, pelo conceituado médico britânico, Dr. Edward Bach. Nos Estados Unidos são classificados como remédios homeopáticos e são, desde 1976, reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pelos seus efeitos curativos.


Como Surgiram?


Edward Bach nasceu no Reino Unido, nos finais do século XIX. Cresceu no campo e, desde pequeno, sempre teve um grande amor pela natureza e preocupação pelo bem-estar das pessoas que o rodeavam. Formou-se em medicina, especializou-se em saúde pública e estudou fitoterapia e imunologia. Edward Bach era uma cabeça muito à frente para o seu tempo (e para o nosso também!). Rapidamente se apercebeu que a medicina convencional tinha limitações e que não procurava as verdadeiras causas das doenças. Ao fazer observação dos pacientes tornou-se evidente que havia uma forte ligação entre o processo de cura e a personalidade do paciente. Bach conhecia as propriedades das plantas, as quais observou e investigou. A partir das plantas começou a preparar remédios, os quais prescrevia de acordo com o temperamento dos pacientes. Os resultados foram tão positivos que o Dr. Edward Bach dedicou aqueles que viriam a ser os últimos anos da sua vida à pesquisa e investigação dos remédios florais. Descobriu na natureza 38 remédios florais e deixou um legado maravilhoso à humanidade!




Uma Visão Geral dos Remédios Florais de Bach


O Dr. Edward Bach descobriu 38+1 remédios, os quais organizou em grupos com base em 7 tipos de emoções. Cada remédio, para além de actuar sobre uma determinada emoção ou estado de espírito, pode também ser um remédio-tipo, ou seja, um remédio para um determinado tipo de personalidade. Para além dos 38 remédios, o Dr. Edward Bach desenvolveu um 39º que é uma sinergia de 5 florais para ser usado em casos de emergência.

Vejam o nosso infográfico para terem uma visão geral de cada grupo e cada remédio. Uma vez que estes remédios não se encontram à venda em qualquer parte, no final do post deixamos alguns links para poderem encontrá-los facilmente, estejam onde estiverem no mundo.

Loading...
Loading...





Como Se Tomam os Florais de Bach? 


Os Florais de Bach podem ser tomados a curto ou longo prazo.

Para estados negativos temporários, indisposição e ansiedade pontual, a toma é feita por diluição  em água, leite ou sumo. Duas gotas de cada remédio quatro vezes ao dia, não se devendo tomar mais do que 7 florais. Também se pode colocar 4 gotas de Rescue Remedy directamente na língua sempre que necessário. O Rescue é usado em casos de emergência como ataques de pânico, stress excessivo e burnout.

Para condições de saúde mais prolongadas a toma pode ser feita por diluição, directamente na língua e na pele. A melhor forma de tomar é por via oral e devem ser tomadas 16 gotas por dia, diluídas numa garrafa de água e ir bebendo ao longo do dia. A toma prolongada deve ser feita apenas após consulta no terapeuta, uma vez que é necessário escolher os florais mais indicados com base na situação individual de cada um.


Os Florais de Bach actuam sobretudo ao nível emocional, têm um efeito muito suave e não têm efeitos colaterais. Podem ser tomados por grávidas, crianças, animais de estimação e até outras plantas! São um excelente complemento na saúde e bem-estar. Vale salientar que cada caso é um caso. Se há pessoas a quem o resultado pode aparecer ao fim de poucas semanas, noutros casos pode levar mais tempo. Os Florais de Bach não devem ser utilizados única e exclusivamente em casos extremos como esgotamento, depressão, stress e ansiedade. É sempre aconselhável fazer seguimento no médico e utilizar os florais como complemento para o bem-estar.



Onde Encontrar os Florais de Bach? 


Os Florais de Bach poderão, eventualmente, ser encontrados em algumas lojas locais que vendem produtos naturais. No entanto, a sua aparição parece ser rara, principalmente fora dos centros urbanos. Para quem não tem possibilidade de comprar numa loja física, deixamos aqui algumas opções onde podem encontrar e encomendar online.

Aqui ou aqui podem encontrar todos os 38 Remédios Florais de Bach e comprar individualmente o ou os que sejam mais indicados. Para quem já tem mais conhecimento e procura o conjunto completo, pode encontrar aqui ou aqui.



Rescue Remedy Em Outros Formatos



Sem comentários:

Enviar um comentário