" Blog da Horta Biológica: Quando, Porque e Como Podar Roseiras

Quando, Porque e Como Podar Roseiras

As roseiras são plantas belíssimas que podem ser encontradas nos jardins, públicos e privados, um pouco por todo o mundo. As propriedades medicinais das rosas são conhecidas desde a antiguidade e estas flores são das mais versáteis nos cuidados pessoais. Se têm interesse em saber mais sobre as propriedades e formas de utilização das rosas, vejam o nosso post Água de Rosas: Benefícios e Como Fazer

Neste post vamos dedicar-nos aos cuidados com as roseiras. Vamos ver quando, como e porque fazer a poda destas plantas. No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo onde mostramos como podar roseiras passo a passo.

 



Quando Fazer a Poda das Roseiras?


Para saber quando podar as roseiras, há que ter em conta os seguintes factores:

 



O Tipo de Roseira


Existem vários tipos de roseiras, cada uma com necessidades diferentes. A melhor época para fazer a poda depende do tipo de roseira e do meio ambiente em que se insere. Assim, é necessário conhecer as variedades cultivadas para que os tratos culturais sejam os mais adequados.


Alguns exemplos são as roseiras remontantes que florescem várias vezes por ano e que devem ser podadas no final do inverno e as roseiras não remontantes que só florescem uma vez por ano e devem ser podadas logo após a floração.

 

 

A Melhor Época de Poda Para o Tipo de Roseira

 

  • Também há que ter em conta que, se a poda for precoce, as roseiras florescerão mais cedo e os rebentos poderão ser queimados pelas geadas. Se a poda for tardia, a planta pode sofrer danos pela perda da seiva após os cortes.

  • A roseira que podámos para este post e vídeo é uma roseira remontante e, para estas roseiras, a melhor altura para podar é no seu curto período de dormência, próximo do final do inverno, quando as temperaturas começam a aumentar e há menos probabilidade de geadas.

  • Também deve ser tido em conta que, durante o quarto minguante, há baixo fluxo de seiva, por isso há menos probabilidade de a planta perder seiva após o corte.

  • Deve-se evitar fazer a poda em dias chuvosos, assim como nas primeiras horas da manhã antes de ter dissipado o orvalho, a fim de evitar acumulação de água nos cortes efectuados, o que poderia causar o aparecimento de fungos.


O Que Usar Para O Corte?

 

Ao podar roseiras, dependendo da grossura e altura dos ramos, serão necessárias as seguintes ferramentas:


  • Tesoura de poda
  • Tesourão de poda / corta-ramos



Outros Materiais Importantes

 

  • Luvas de jardinagem
  • Camisa de mangas compridas
  • Álcool etílico e um pano para desinfecção do material


O material de poda deve ser sempre bem afiado e desinfectado antes da utilização em cada planta, a fim de evitar que uma planta doente passe doenças e pragas para outras plantas saudáveis.

 

 

O Que Cortar?


Antes de iniciar os cortes deve-se examinar a planta a fim de identificar:

  • Ramos que crescem para o centro da roseira
  • Ramos que se cruzam
  • Ramos secos, danificados ou doentes
  • Ramos que estão demasiado compridos ou altos
  • Ramos que crescem para locais de passagem

 


Porque Cortar?


As roseiras devem ser podadas por várias razões:

  • Dar uma forma harmoniosa e cuidada à planta;
  • Impedir o desenvolvimento excessivo;
  • Favorecer o arejamento e luminosidade;
  • Promover o crescimento de ramos novos e mais produtivos;
  • Fazer uma limpeza geral da planta, retirando ramos desnecessários.


Vamos ver porque podar cada um dos ramos que mencionámos anteriormente:

 



Ramos que crescem para o centro da roseira têm de ser cortados para que a planta não se torne tão densa. Excesso de ramos faz com que todos os ramos no geral fiquem mais enfraquecidos. Ao escolher os melhores e cortar os mais fracos, os ramos ficarão mais fortes e produtivos. Por outro lado, também se cria mais espaço para melhor circulação de ar, para que a luz solar alcance todos os ramos e para ter mais fácil acesso ao interior da planta quando for necessário podar ou pulverizar contra eventuais pragas e doenças. Cortar os ramos que crescem para o interior também permite definir e balancear a forma da planta.


Ramos que se cruzam competem entre si e prejudicam tanto o crescimento como a produtividade um do outro. Deve-se cortar os que estiverem a crescer em direcção ao centro da roseira e favorecer os que estiverem a crescer para fora, pois contribuirão para a formação da planta e terão melhor exposição solar.


Ramos secos, danificados ou doentes também são inúteis. Ramos danificados podem ser uma porta de entrada para pragas e doenças, por isso devem ser cortados imediatamente.


Ramos demasiado compridos ou altos tornam-se mais fracos e correm o risco de quebrar, para além de não ser prático ter uma roseira demasiado alta. Cortar estes ramos torna-os mais fortes ao mesmo tempo que permite definir os contornos da planta.


Ramos que crescem para locais de passagem ocupam espaço desnecessariamente e podem até ferir quem passe, por isso devem ser cortados de forma a que não voltem a crescer na mesma direcção.



Como Cortar?


O corte do ramo poderá ser feito por inteiro ou não, dependendo da forma que se pretende dar à planta.


Se o objectivo for eliminar um ramo inteiro, o corte deve ser feito onde o ramo começa, ou seja, na inserção com outro ramo ou com o tronco da roseira. Esta é uma área inchada (também conhecida por pescoço do ramo) e é uma área favorável à cicatrização. Se for cortado correctamente e o pescoço do ramo ficar intacto a ferida irá selar mais facilmente, o que também é crucial para proteger a planta contra pragas e doenças.


Se o objectivo for encurtar um ramo, o corte deve ser efectuado acima do gomo para que este possa brotar e crescer saudável e vigoroso.


O corte ideal deve ser preciso e realizado de uma só vez, sempre que possível com uma inclinação de aproximadamente 45º, o que evita a acumulação de água que pode causar o apodrecimento do ramo e o aparecimento de fungos.




Embora as roseiras sejam resistentes a pragas, após a poda pode-se também aplicar uma pasta selante nos cortes para que cicatrizem mais rapidamente e não fiquem expostos aos elementos que podem originar doenças. A pasta deve ser aplicada por cima e à volta para cobrir toda a área do corte.



Vejam agora o nosso vídeo onde mostramos como fizemos a poda da nossa roseira.

 

VIDEO: Quando, Porque e Como Podar Roseiras

 













 

Sem comentários:

Enviar um comentário