" Blog da Horta Biológica: Bálsamo Labial - Receita Natural e Caseira

Bálsamo Labial - Receita Natural e Caseira

O verão está mesmo aí à porta e dá sempre jeito ter um bálsamo labial para que os lábios não fiquem ressequidos com o calor. No post de hoje, mostramos a nossa receita de bálsamo labial. A forma como fazemos o nosso próprio bálsamo em casa com ingredientes totalmente naturais. Vejam o nosso video explicativo no final do post.




Então vamos à receita:

Ingredientes





Porquê Estes Ingredientes?


Óleo de Coco: É anti-bacteriano, anti-oxidante, hidratante e tem um cheiro maravilhoso! O óleo de coco solidifica abaixo dos 25ºC o que contribui para a estabilidade e textura do bálsamo.

Cera de Abelha: Este é o ingrediente que, efectivamente, confere dureza ao bálsamo, para além de ser muito nutritivo e hidratante para a pele dos lábios.

Manteiga de Karité: Esta manteiga, proveniente da árvore africana com o mesmo nome, é altamente nutritiva e amplamente utilizada na cosmética natural. Tem um sabor peculiar...





Manteiga de Cacau: É muito hidratante e tem um cheiro e sabor doce e agradável. Nós misturamos um pouco das duas, pois balanceiam-se uma à outra. Se colocarmos só manteiga de Karité o bálsamo fica com o sabor peculiar de Karité. Se colocarmos só Cacau, fica muito doce. Um equilíbrio entre as duas é o ideal.

Mel Puro: O mel puro é o mel tal como é extraído da colmeia, sem quaisquer misturas ou processos industriais duvidosos. A presença do mel no bálsamo labial é muito agradável, para além dos benefícios que o mel tem para a pele.

Óleo Essencial de May Chang: Também conhecida por Litsea Cubeba, esta é um arbusto asiático, cujos frutos produzem um óleo essencial de cheiro absolutamente incrível! Tem inúmeras propriedades medicinais e é também muito usado na cosmética natural. Nós usamos este, mas se fizerem em casa, poderão usar outros óleos à escolha, desde que não usem os óleos essenciais de citrinos que são fotossensíveis.

Todos os produtos usados nesta receita são naturais, não-refinados e, sempre que possível, biológicos.



Como Fazer?


  1. Adicionar as gorduras uma a uma num recipiente em banho-maria e mexer até derreter;
  2. Retirar do lume e adicionar o óleo essencial;
  3. Colocar em recipientes próprios para bálsamo labial. Podem ser tubos ou frascos.
  4. Enquanto arrefece, endurece naturalmente. Deixar arrefecer totalmente antes de usar.


Notas Importantes


  • Esta receita dá cerca de 30ml de bálsamo;
  • Pode ser usado tanto no tempo frio, como no tempo quente;
  • Guardar à temperatura ambiente até 2 anos;
  • Evitar a exposição do bálsamo a grandes fontes de calor.

VIDEO - Bálsamo Labial | Caseiro & Natural























Ingredientes Que Usamos e Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade












Sem comentários:

Enviar um comentário