" Blog da Horta Biológica: Sabão de Coco Para a Pele: Benefícios e Como Fazer

Sabão de Coco Para a Pele: Benefícios e Como Fazer

O sabão de coco tem muitos benefícios para a pele e para o cabelo, assim como também tem muitas outras formas de utilização nas limpezas domésticas, na horta e no pomar. No entanto, é importante saber que o sabão de coco é feito de forma diferente para os cuidados pessoais e para os cuidados com a casa e o jardim. Já mostrámos aqui no blog Como Fazer Sabão de Coco para usar como insecticida natural. Neste post, vamos mostrar como fazer para usar na higiene pessoal. No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo com o passo-a-passo para fazer este sabão.




Benefícios do Sabão de Coco

O sabão 100% coco tem como única gordura o óleo de coco, o qual é conhecido por ter inúmeras propriedades e vários usos internos e externos. 

Apesar de haver alguma controvérsia nas propriedades atribuídas ao óleo de coco, este é considerado em excelente aliado da saúde da pele e do cabelo. 

Para que este post não fique demasiado grande, vamos começar por falar um pouco sobre os benefícios do coco para uso externo e, em seguida, mostraremos como fazer este sabão. Noutro post, aprofundaremos as propriedades do óleo de coco.


Pele


  • Hidratante. Pelas suas propriedades nutritivas, o sabão de coco ajuda a manter a pele hidratada e a evitar a secura excessiva;
  • Emoliente. Ajuda a manter a elasticidade da pele. O uso do coco na pele também tem vindo a ser associado ao alivio da dermatite, redução de alergias e outras outras reacções cutâneas;
  • Anti-envelhecimento. Pela sua alta concentração de antioxidantes, incluindo a vitamina E, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce;
  • Limpeza profunda. O sabão de coco é muito eficaz na limpeza da pele, ajudando a remover muito bem a maquilhagem, limpar os poros e eliminar resíduos.



Cabelo


  • Lubrificante. Por ser tão rico em vitamina E, triglicéridos e ácidos graxos, o coco hidrata e dá brilho aos cabelos, formando uma película lubrificante nos fios, prevenindo a secura e ajudando na recuperação dos cabelos baços e estragados;
  • Anti-queda. Embora ainda não tenham sido feitos muitos estudos nesta matérias, considera-se que o coco ajuda no fortalecimento dos fios e melhora a aparência das pontas do cabelo;
  • Limpeza profunda. Lava muito bem o couro cabeludo mantendo, no entanto, a sua camada de gordura natural. Para além disso, o coco possui propriedades anti-bacterianas que ajudam a manter a saúde do couro cabeludo.


Embora todas estas propriedades sejam atribuídas ao óleo de coco, é sempre bom lembrar que, em caso de doenças cutâneas, é imperativo consultar um dermatologista antes de experimentar qualquer produto na pele.



Informações Importantes Sobre Saboaria


Vamos agora saber um pouco mais sobre o sabão e como fazer sabão de coco para a pele em casa. 

Se nunca fizeram sabão em casa, antes de passar à receita é importante saber mais sobre o fabrico do sabão e sobre as regras de segurança. Estas informações são muito importantes e também podem ser encontradas nos nossos posts: Como Fazer Sabão de Coco - Processo a Frio Passo-a-Passo e Várias Formas de Utilização e Sabão de Azeite: Como Fazer e Quais os Benefícios. Vamos aqui relembrar informações importantes sobre o fabrico do sabão e explicar a diferença entre este sabão e o sabão utilizado como insecticida natural.


O Que é o Sabão?


O sabão é um sal de ácidos gordos que se obtém através da reacção química entre uma gordura e uma base alcalina. A esta reacção dá-se o nome de saponificação. 

As matérias obrigatórias para fazer sabão são a base alcalina (hidróxido de sódio ou de potássio), as gorduras (óleos, manteigas e ceras) e a água (destilada - não usar a da torneira).




Processo a Frio


Esta receita é feita pelo processo a frio, em que toda a matéria-prima é manipulada a baixas temperaturas, ao contrário do processo a quente em que é utilizado um crock pot. No processo a frio é mais fácil de controlar o resultado final. No entanto, o tempo de cura é mais prolongado.



O Que é a Cura?


A cura é o tempo necessário para que o sabão perca a água e estabilize o pH. No caso de um sabão 100% de coco para a pele o tempo de cura é de 6 semanas.



Como Saber o pH?


O sabão num processo a frio é alcalino e o pH varia entre os valores 8 e 10. Durante o processo de cura, podem utilizar-se tiras medidoras de pH de modo a perceber se ainda será necessário curar por mais tempo.



Sobre-engorduramento


O sobre-engorduramento é a gordura extra no sabão para que seja emoliente e não fira a pele. 



Sabão de Coco Para a Pele vs Sabão de Coco Para Limpezas


O sabão de coco para a pele tem sobre-engorduramento na sua formulação. Isto significa que é um sabão suave e pode ser usado com segurança na pele e no cabelo.


O sabão de coco para as limpezas não tem sobre-engorduramento na sua formulação. Isto significa que o sabão de coco para as limpezas é agressivo na pele, pois tem capacidade para remover a sua camada de gordura natural. Por outro lado, é excelente nas limpezas pela sua detergência e capacidade de remover gorduras e sujidade. 




Material de Segurança Obrigatório


Devido ao manuseamento da soda caustica, é necessário tomar cuidados especiais. Este é o equipamento de protecção obrigatório:




Ingredientes Para Esta Receita




*Os óleos essenciais são facultativos. Quem tem pele sensível e reactiva pode fazer esta receita sem os óleos essenciais.

Esta receita irá dar cerca de 600g de sabão. O peso vai sempre variar após a cura.






Material Necessário Para Fazer Esta Receita de Sabão



* Este recipiente é opcional, pois o banho-maria frio também pode ser feito no lava-loiça, se o mesmo tiver espaço suficiente.





Regras de Segurança Importantes


  • Trabalhar sem distracções. Não comer, beber, fumar, ver TV, ouvir rádio ou atender o telefone. Não ter crianças nem animais por perto;
  • Ao pesar as matérias-primas, fazer os acertos por defeito e nunca por excesso;
  • Não usar alumínio, pois reage com o hidróxido de sódio;
  • Manipular o hidróxido num local ventilado, usando o material de protecção;
  • Ter vinagre à mão, pois em caso de derrame, o vinagre anula a base;
  • Lavar os utensílios apenas 24h depois, mas ainda com luvas, pois ainda está muito caustico.




Passo-a-Passo (Vídeo explicativo no final)


  1. Reunir todo o material;
  2. Pesar os ingredientes;
  3. Devido à volatilidade dos óleos essenciais, deve-se cobrir o recipiente dos mesmos com um pano ou tampa;
  4. Colocar o óleo ao lume;
  5. Enquanto o óleo aquece, adicionar o hidróxido cuidadosamente sobre a água e nunca o contrário!
  6. Dissolver o hidróxido com uma colher de inox. Nunca de alumínio!
  7. Medir a temperatura do óleo e da água. Usar o banho-maria frio para ir controlando as temperaturas;
  8. Assim que ambas as soluções estiverem a 45ºC (devem estar as duas com uma temperatura igual ou com diferença máxima de 10ºC), juntar a solução da água ao óleo e nunca o contrário!
  9. Misturar primeiro com uma espátula e depois com uma varinha mágica (exclusiva para este fim);
  10. Adicionar os óleos essenciais;
  11. Bater com a varinha mágica  até atingir o ponto de traço;
  12. Verter a massa para o molde e com a ajuda do tabuleiro agitar o molde para retirar bolhas de ar que possam estar dentro da massa;
  13. Cobrir com película aderente e um pano para ajudar a manter a temperatura;
  14. Isolar por 4h sem perturbar até que endureça;
  15. Após 4h, desenformar (e proceder ao corte se for em barra). É aconselhável usar luvas para retirar do molde.



O Que é o Traço?


O traço é quando o sabão chega ao ponto de emulsão, ou seja,  o ponto em que a solução da água e do óleo se misturam e formam uma massa viscosa em que é possível identificar linhas (traço) quando se passa a espátula ou a varinha-mágica. 




Armazenar


Durante as 6 semanas de cura do sabão de coco, as barras devem ser armazenadas num local sem incidência de luz solar directa e sem humidade. Deve-se ir rodando as barras, para que possam curar de forma homogénea. 

É muito importante fazer uma etiqueta com a data em que o sabão foi feito e a data aproximada do fim da cura, para uma melhor orientação.

O sabão só deve ser embrulhado depois do tempo de cura, utilizando materiais naturais. Pode usar-se tecido, papelcartão  ou saquinhos de algodão para que o sabão possa manter a qualidade por mais tempo. O primeiro sinal de que o sabão está a deteriorar-se é quando aparecem manchas amarelas acompanhadas de odor a ranço.

Se o sabão for utilizado imediatamente após a cura, deve ser colocado em saboneteiras para que possa escorrer a água e durar mais tempo. Se ficar em água, o sabão ira desfazer-se mais facilmente.



Algumas Sugestões Para Guardar o Sabão



















Como Usar Este Sabão?


Este sabão pode ser usado como todos os outros sabões que são feitos para uso cosmético:

  • Mãos
  • Rosto
  • Corpo, em substituição do gel de banho
  • Cabelo, em substituição do champô líquido. É importante lembrar que o cabelo é sempre uma matéria complicada, pelo que este sabão (ou qualquer outro) poderá ter excelentes resultados para algumas pessoas e ficar aquém das expectativas para outras, se o propósito for usá-lo como champô. 

Fazer este sabão é uma excelente forma de preservar o ambiente e reduzir as embalagens de plástico, o que faz dele um produto "desperdício zero". A natureza agradece e a saúde também!

Com mais este post esperamos ajudar todos aqueles que procuram uma vida simples e natural.


Vejam mais abaixo o nosso vídeo e, se ainda não subscreveram o nosso canal do YouTube, aproveitem a oportunidade para fazê-lo, se não quiserem perder pitada!


Materiais Que Usamos E Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade 


















Video - Sabão de Coco Para a Pele | Tutorial Passo a Passo para Principiantes | Processo a Frio











Sem comentários:

Enviar um comentário