" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Cera Depilatória Natural - Cera Caseira com Açúcar & Limão

Como Fazer Cera Depilatória Natural - Cera Caseira com Açúcar & Limão

Na nossa busca por uma vida mais sustentável com práticas amigas do ambiente, tentamos substituir os produtos descartáveis pelos reutilizáveis, assim como os produtos de compra pelos produtos caseiros feitos por nós com ingredientes naturais.

Cá em casa, apenas eu (a Ana) faço uso da cera. No entanto, já há também muitos homens que fazem a depilação, por isso este post poderá ser útil para muitas pessoas, principalmente para quem quer levar uma vida mais natural. Assim, hoje sou apenas eu quem vos fala e vou ensinar a fazer estas ceras bem como falar sobre a minha experiência pessoal com as mesmas.

A cera depilatória é daquelas coisas que julgava não ser possível fazer em casa com ingredientes naturais. Depois de muita pesquisa, descobri que afinal não só é possível como também é muito simples. Fiquem então a saber como se faz esta cera e, no final do post, vejam o vídeo explicativo com todos os detalhes passo-a-passo.




A cera depilatória pode ser feita de duas formas. Vou falar sobre cada uma delas.


Cera Dura

A cera dura é aquele tipo de cera que se aplica directamente na pele sem usar bandas para remover os pelos. Vejamos como fazer e aplicar.


Materiais Necessários

  • Colheres medidoras
  • 1 Panela
  • 1 Batedor manual
  • 1 Termómetro digital de cozinha
  • 1 Espátula ou faca
  • 1 Frasco de vidro (resistente ao calor) e tampa
  • 1 Base de panela


Ingredientes

  • 2 Cups Açúcar branco granulado
  • 1/4 Cup Água
  • 1/4 Cup Sumo de limão


Como Fazer

  1. Numa panela, colocar os 3 ingredientes, misturar e levar ao lume;
  2. Quando começar a ferver, baixar o lume;
  3. Deixar em lume brando até que ganhe a cor castanho-escuro. O tempo no lume varia de acordo com vários factores, tais como a temperatura do ar e a eficiência do fogão. Para mim levou 15 minutos; É importante estar sempre atento à fervura para não deixar ferver demais, o que pode levar a ter de fazer tudo novamente;
  4. Retirar do lume e deixar esfriar um pouco;
  5. Verter para o frasco de vidro. O frasco deve ter uma base de panela por baixo para evitar grandes diferenças de temperatura que podem quebrar o vidro;
  6. Deixar esfriar até que fique no ponto em que é possível moldar com as mãos. Isso acontece quando a cera atinge 20-21ºC. É aconselhável colocar o frasco no frigorífico (quando já não estiver tão quente) para acelerar o processo que pode levar várias horas, especialmente no verão.
  7. É importante usar o termómetro de cozinha para ir controlando as temperaturas. 


Como Usar

  1. Retirar a cera do frasco com a espátula ou faca e moldá-la com as mãos;
  2. Aplicar a cera no sentido contrário ao crescimento do pelo e remover no sentido do crescimento do pelo. Esta cera aplica-se desta forma para evitar pelos encravados e, ao mesmo tempo, proporcionar uma depilação menos dolorosa.
  3. Após remover os pelos, aplicar pressão com a mão para evitar o inchaço.
  4. Depois de terminar a depilação, aplicar gel de Aloe vera ou outro creme suave para evitar a pele irritada.


Como Armazenar

Guardar o frasco tapado no frigorífico até 1 ano.

Para reutilizar, basta colocar no micro-ondas por alguns segundos até adquirir a temperatura e textura ideais.


Pessoalmente, não gosto muito de usar a cera dura. Acho-a difícil de usar e manter na temperatura ideal, assim como os resultados não parecem ser tão bons como com a cera suave. No entanto, cada pessoa deve experimentar ambas para poder tirar as suas próprias conclusões.


Cera Suave

A forma de fazer cera suave é muito semelhante à forma de fazer a cera dura com apenas algumas diferenças, das quais vou falar de seguida.

A cera suave aplica-se na pele com uma espátula ou faca e os pelos são removidos com bandas. Vamos então conhecer todos os detalhes.


Materiais Necessários

  • Colheres medidoras
  • 1 Panela
  • 1 Batedor manual
  • Termómetro digital de cozinha
  • 1 espátula ou faca
  • 1 frasco de vidro (resistente ao calor) e tampa
  • 1 base de panela
  • Bandas de tecido (podem ser feitas com uma t-shirt velha)


Ingredientes

  • 1 Cup Açúcar branco granulado
  • 1/4 Cup Água
  • 1/4 Cup Sumo de limão


Como Fazer

  1. Numa panela, colocar os 3 ingredientes, misturar e levar ao lume;
  2. Quando começar a ferver, baixar o lume;
  3. Deixar em lume brando até que ganhe a cor castanho-claro. O tempo no lume varia de acordo com vários factores, tais como a temperatura do ar e a eficiência do fogão. Para mim levou 12 minutos;
  4. Retirar do lume e deixar esfriar um pouco;
  5. Verter para o frasco de vidro. O frasco deve ter uma base de panela por baixo para evitar grandes diferenças de temperatura que podem quebrar o vidro;
  6. Deixar esfriar até que adquira uma temperatura confortável na pele. Cada pessoa tem a sua sensibilidade, por isso é importante testar primeiro numa parte do corpo onde a pele não seja tão sensível e só depois começar a usar a cera.
  7. A temperatura da cera pode levar várias horas a baixar, especialmente no verão, por isso pode-se colocar o frasco no frigorífico (quando já não estiver tão quente) para acelerar o processo;
  8. É importante usar o termómetro de cozinha para ir controlando as temperaturas. 


Como Usar

  1. Retirar a cera do frasco com a espátula ou faca e aplicar cuidadosamente sobre a pele; 
  2. Aplicar a cera no sentido contrário ao crescimento do pelo, aplicar a banda de tecido, pressionar a banda contra a pele e remover no sentido do crescimento do pelo. Esta cera aplica-se desta forma para evitar pelos encravados e, ao mesmo tempo, proporcionar uma depilação menos dolorosa.
  3. Basta aplicar uma camada de cera muito fina para que seja fácil de remover com as bandas. Quanto mais grossa for a camada de cera, menos pelos serão removidos;
  4. Após remover os pelos, aplicar pressão com a mão para evitar o inchaço.
  5. Depois de terminar a depilação, aplicar gel de Aloe vera ou outro creme suave para evitar a pele irritada.


Como Fazer as Bandas

Não é necessário comprar bandas. Basta cortar uma t-shirt velha às tiras. O ideal é que a t-shirt seja de algodão, pois resulta muito bem na remoção dos pelos.


Como Armazenar

Guardar o frasco tapado no frigorífico até 1 ano.

Para reutilizar, basta colocar no micro-ondas por alguns segundos até adquirir a temperatura e textura ideais. Usar sempre o termómetro para controlar a temperatura.


Pessoalmente, gosto muito da cera suave pois consigo obter resultados óptimos. Acho-a muito fácil de usar e, por ser necessária apenas uma camada de cera muito fina para cada aplicação, esta cera parece render mais do que a cera dura, o que permite uma poupança ainda maior. É mesmo um produto "desperdício zero"!


Sem Desperdícios

Para lavar o material usado, basta colocar em água quente. Tanto a cera dura como a cera suave se dissolvem em água quente. O material de cozinha pode depois ser lavado normalmente e as bandas podem ser colocadas na máquina de lavar para voltarem a ser usadas na próxima depilação. 


Advertências Importantes

O limão causa fotossensibilidade, por isso a depilação deve ser feita à noite. Se for feita durante o dia, deve-se evitar a exposição ao sol em seguida.

Para quem vai fazer esta cera em casa pela primeira vez e para quem tem pele mais sensível é aconselhável experimentar os dois métodos e ver a qual deles se adapta melhor. Para experimentar pela primeira vez, assim como para testar a temperatura antes de cada utilização, deve-se aplicar um pouco de cera numa parte do corpo onde a pele seja menos sensível, a fim de evitar queimaduras.

Antes de fazer a depilação a pele deve estar bem limpa para que o resultado seja ideal. Se a pele tiver vestígios de sujidade e oleosidade o resultado não será tão bom. Assim, antes de aplicar a cera, é aconselhável lavar a pele e passar uma esponja natural para fazer uma esfoliação muito suave.


Espero que tenham gostado deste post e, caso tenham dúvidas, deixem os vossos comentários aqui no post ou no vídeo no nosso canal do Youtube. Se os nossos conteúdos acrescentam valor à vossa vida aproveitem para subscrever a nossa newsletter e o nosso canal no Youtube para serem os primeiros a receber os nossos posts e vídeos. Vejam agora o vídeo onde mostramos na prática como fazer estas ceras.


VIDEO - Cera Caseira Com Açúcar & Limão | Depilação Natural




Sem comentários:

Enviar um comentário