" Blog da Horta Biológica: Repelente De Mosquitos - Receita Natural - 3 Ingredientes

Repelente De Mosquitos - Receita Natural - 3 Ingredientes

Com a chegada do calor chegam também as melgas e os mosquitos. É sabido que os repelentes de compra estão cheios de química pesada na sua composição. Felizmente, é possível fazer um repelente natural caseiro com ingredientes simples à base de plantas. Vamos mostrar como fazemos o nosso repelente com apenas 3 ingredientes, de forma rápida e sem complicações. Vejam o nosso video explicativo no final do post.





Aqui fica a nossa receita:

Ingredientes:



  • 1 Cup Hortelã-pimenta (folhas frescas). Podem ser usavas outras ervas que tenham acção repelente de mosquitos. São exemplos disso: manjericão, alfazema, erva-cidreira, erva-príncipe, tomilho-limão, hortelã, alecrim e sálvia.
  • 1 Cup Água
  • 1 Cup Extracto de Hamamelis. Hamamelis é uma planta (arbusto ou pequena árvore) com propriedades calmantes e regenerativas para a pele, para além de ter também acção repelente contra insectos. O extracto de hamamelis pode ser encontrado aqui.

Esta receita dá cerca de 350ml de repelente. O cheiro é muito suave para os humanos, mas é suficiente para afastar os mosquitos. Para quem gosta de produtos mais cheirosos, é possível adicionar no máximo 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou de uma das outras plantas supracitadas.




Como Fazer?


  1. Ferver as folhas de hortelã-pimenta em água durante 10 minutos;
  2. Retirar do lume, tapar e deixar arrefecer;
  3. Coar e colocar num frasco de spray;
  4. Adicionar o extracto de hamamelis ao frasco;
  5. Agitar para misturar bem.


Como Usar?


Borrifar e espalhar bem na pele tão amiúde quanto necessário. Por ser um produto natural poderá ser necessário fazer aplicações com mais frequência do que com os produtos químicos.



Como Conservar?


Guardar no frigorífico até 1 ano. O extracto de hamamelis contém álcool conservante na sua composição o que também contribui para um tempo de armazenamento longo.



Notas Muito Importantes


Quem adicionar óleos essenciais não deve usar os de citrinos se for expor-se ao sol depois de aplicar o spray. Embora os insectos não gostem de cheiros cítricos, os óleos essenciais de citrinos são fotossensíveis e vão deixar manchas na pele.

Este spray é muito leve e suave na pele, por isso acreditamos ser apropriado para o mosquito europeu. Quem vive em países tropicais ou vai viajar para destinos tropicais onde estão presentes malária, dengue e outros mosquitos agressivos não deve usar repelente caseiro natural, por mais triste e frustrante que isso possa ser. Por segurança, e preferível usar um spray forte para manter longe os mosquitos e as doenças graves que eles podem transmitir.



Com este repelente esperamos que consigam ter um verão mais natural e tranquilo. Vejam o nosso video onde mostramos o passo-a-passo.







Sem comentários:

Enviar um comentário