" Blog da Horta Biológica: Segurelha - Do Cultivo à Colheita

Segurelha - Do Cultivo à Colheita

A segurelha é uma erva aromática com várias aplicações culinárias e medicinais. Na realidade, existem muitas espécies do género Satureja, vulgarmente conhecidas por segurelhas, sendo as mais conhecidas a Satureja hortensis e a Satureja montana. Como sabem, toda a nossa escrita é baseada nas nossas experiências, por isso, neste post vamos falar da planta que cultivamos: Satureja hortensis

Vejam o nosso infográfico onde compilamos toda a informação sobre o cultivo e, no final do post, o video explicativo onde mostramos todas as fases de desenvolvimento da planta, desde a sementeira à colheita e secagem das folhas.





No geral, as espécies de Satureja são encontradas na bacia do mediterrâneo, em lugares ensolarados com solos calcários, leves e bem drenados. Embora sejam pouco conhecidas, têm muitas utilidades. São plantas melíferas, ou seja, atraem abelhas e também outros insectos desejados, ao mesmo tempo que repelem insectos indesejados. Não são conhecidos problemas com pragas na segurelha.

As partes utilizadas são as folhas para fins culinários e as sumidades floridas para extracção de óleo essencial.



Utilidades Da Segurelha



Utilidades Culinárias

As folhas podem ser usadas frescas ou secas como condimento e também para adicionar aos molhos feitos em casa. A segurelha é um dos ingredientes da mistura das ervas de Provence (herbs de Provence) e é também usada no fabrico de licores.



Utilidades Medicinais

A segurelha tem propriedades anti-sépticas, estimulantes e digestivas. Pode ser usada externamente como óleo essencial ou óleo macerado e internamente como chá.
  • Usos externos - É usada para aliviar picadas de insectos e em loções capilares para prevenção de queda do cabelo.
  • Usos internos - Para aliviar problemas digestivos, tais como indigestão, diarreia, flatulência, náuseas e cólicas e para problemas respiratórios, tais como expectoração, dor e inflamação da garganta.


2 comentários: