" Blog da Horta Biológica: Remédio Caseiro & Natural Para Dores Musculares

Remédio Caseiro & Natural Para Dores Musculares

Hoje vamos partilhar convosco como fazemos um remédio caseiro e natural para aliviar as dores musculares. Trata-se de um bálsamo muito simples de fazer, composto de ingredientes totalmente naturais e cujos princípios activos são óleos e plantas fáceis de encontrar. Vamos conhecer os ingredientes um por um, saber como aplicar, como conservar, quais as contra-indicações e outros cuidados a ter na sua utilização. Vejam o nosso video explicativo no final do post.

Vamos então conhecer os ingredientes e ver como se faz este bálsamo.

Ingredientes



Estas quantidades dão cerca de 50g de bálsamo.

Porquê Estes Ingredientes


Óleo de Coco: é muito rico em vitamina E e proteínas. Suaviza, regenera, repara e previne o desgaste da pele.

Óleo de Grainha de Uva: acelera a cicatrização, contem antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Óleo de Jojoba: adequado a todos os tipos de pele é facilmente absorvido, é regenerador e é um excelente emoliente.

Azeite Macerado de Hipericão: o óleo de hipericão é muito usado no alivio das dores musculares, picadas de insectos e lesões cutâneas como feridas, irritações e queimaduras. O hipericão tem efeito cicatrizante e tem também propriedades calmantes e antidepressivas.

Cera de Abelha: é o ingrediente emulsionante que dá ao bálsamo uma textura espessa semelhante à de uma pomada. Tem também propriedades calmantes e hidratantes para a pele. 

Vitamina E: é o agente conservante dos óleos vegetais prevenindo o ranço e aumentando a sua vida útil. Tem também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Óleo Essencial de Alecrim: nas suas inúmeras propriedades, inclui-se o alivio da dor, redução de inflamações e regeneração da pele. (Vejam neste post todas as propriedades do alecrim)

Óleo Essencial de Alfazema: mais uma planta com 1001 benefícios, especialmente para as lesões cutâneas. Alivia e trata as feridas e queimaduras, tem excelentes qualidades terapêuticas no alivio da dor física e emocional.

Óleo Essencial de Eucalipto Globulus: existem óleos essenciais de 3 espécies de eucalipto. Cada uma delas com propriedades diferentes. Para esta receita usámos o globulus por ser excelente no tratamento de dores musculares, cicatrização de feridas, reumatismo, inflamações e erupções cutâneas.

Óleo Essencial de Hortelã-pimenta: tem propriedades analgésicas, acalma as lesões da pele, alivia a dor e é um excelente estimulante do corpo e da mente.


Como Fazer


  1. Numa balança digital, colocar um recipiente resistente ao calor;
  2. Pesar os óleos e a cera de abelha (um de cada vez, colocando sempre a tara a zeros);
  3. Colocar o recipiente em banho-maria até as gorduras derreterem;
  4. Retirar do banho-maria, adicionar a vitamina E e os óleos essenciais;
  5. Mexer para misturar bem;
  6. Verter para um frasco previamente esterilizado;
  7. Deixar arrefecer;
  8. Tapar apenas depois de estar frio.

Como Conservar


Conservar num local fresco e escuro.
Pode ser guardado até 1 ano ou até à validade dos óleos. Se a validade de algum dos ingredientes expirar dentro de 6 meses, essa será a validade do bálsamo.



Advertências Importantes e Contra-indicações



Hipericão
  • A utilização do óleo de hipericão requer especial atenção, pois causa fotossensibilidade, pelo que a sua aplicação só deve ser feita à noite ou durante o dia para quem não se vai expor ao sol de seguida.
  • É importante saber que o hipericão corta o efeito da pílula e interfere também com vários outros medicamentos, por isso não deve ser aplicado sem aconselhamento prévio.

Óleos Essenciais 

  • Os óleos essenciais não devem ser utilizados directamente na pele. Devem ser sempre diluídos num óleo vegetal antes da sua aplicação.
  • Especial atenção a quem sofre de pressão arterial alta, diabetes e epilepsia. Os óleos essenciais de eucalipto e alecrim não são indicados para estas condições de saúde. Em alternativa pode-se colocar 20 gotas de Alfazema e 20 gotas de Hortelã-pimenta. É, no entanto, aconselhável consultar-se com um aromaterapeuta ou naturopata para saber que óleos essenciais podem ser usados em cada caso específico.

Aplicação

  • Ao aplicar deve-se evitar o contacto com os olhos e as mucosas nasais.
  • Evitar aplicar em grávidas e crianças.

Alergias
  • Ao fazer produtos caseiros, ainda que todos os ingredientes sejam naturais, é importante que cada pessoa verifique previamente se faz alergia a algum dos componentes. As receitas caseiras podem ser alteradas de acordo com as necessidades de cada um.



*****


Assim, de forma simples e rápida temos mais um produto caseiro e natural para usar nos cuidados pessoais. 

As plantas e as suas propriedades são, de facto, fascinantes! Conhecê-las e querer aprender mais sobre elas é entrar num mundo infinito que apela a todos os sentidos, é cuidarmos de nós, dos outros e do nosso admirável mundo. Até ao próximo post...desfrutem da Natureza!


Produtos Que Habitualmente Compramos Para Esta Receita e Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade
















VIDEO - Remédio Caseiro & Natural Para Dores Musculares



Sem comentários:

Publicar um comentário