" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Uma Maceração - DIY Infusão de Plantas em Óleo

Como Fazer Uma Maceração - DIY Infusão de Plantas em Óleo

Macerar plantas é uma excelente forma de aproveitar todo o seu potencial, para além de ser muito fácil de fazer. Neste post vamos falar um pouco sobre maceração em óleo vegetal e mostrar como se faz. Vejam o nosso video explicativo no final do post.




O Que É Uma Maceração?


De uma forma simples, uma maceração consiste em extrair os princípios activos de um corpo, utilizando um solvente para extracção. No tema deste post, trata-se da extracção dos princípios activos de uma planta utilizando um óleo vegetal. 


Porque Fazer Uma Maceração?


As plantas têm muitas propriedades e várias formas de utilização. Dependendo do tipo de planta, um óleo macerado pode ser usado em massagens relaxantes, energizantes e terapêuticas, pode ser usado na formulação de remédios caseiros para aliviar dores musculares, assim como também na formulação de bálsamos e na fase oleosa da formulação de cremes faciais e corporais. Por outro lado, algumas plantas riquíssimas em propriedades medicinais não produzem óleo e têm mesmo de ser maceradas. São exemplos disso a calendula e o hipericão.


Como Escolher a Planta?


A planta a macerar deve ser escolhida de acordo com a finalidade terapêutica. Vejamos apenas alguns exemplos muito simples:

Alecrim - Estimulante e energizante. 
Alfazema - Calmante, relaxante e cicatrizante da pele.
Calendula - Antioxidante, anti-inflamatória e hidratante.
Camomila - Equilibra as emoções.
Hipericão - Alivia as dores musculares. 


É muito importante conhecer as plantas, incluindo as suas contra-indicações. No geral, grávidas e bebés não devem usar óleos macerados sem consulta prévia num médico, homeopata ou naturopata e sem conhecerem as suas alergias.


Que Óleos Usar?


Tal como as plantas, o óleo vegetal também pode ser escolhido de acordo com a função terapêutica. Cada óleo tem as suas propriedades e pode ser escolhido também de acordo com o tipo de pele. Deve ser usado óleo 100% vegetal e se for biológico tanto melhor.  Vejamos também alguns exemplos simples:

Azeite ou Óleo de Coco - Indicados para peles secas. No entanto, o óleo de coco só deve ser usado se a temperatura ambiente estiver sempre a cima dos 25ºC, caso contrário irá solidificar e os resultados poderão ficar comprometidos.

Óleo de Grainha de Uva - Para peles mistas.

Óleo de Jojoba - Para peles oleosas.



Como Fazer?


As macerações podem ser feitas com ervas frescas ou secas. Para algumas plantas será mais indicado fazer com a erva seca, para outras com erva fresca. Para este post e video, fizémos óleo macerado de hipericão, que deve ser feito com a erva fresca. Vamos ver o passo-a-passo:

  1. Colher as folhas quando elas estão mais frescas, após a queda do orvalho e, de preferência até ás 10h da manhã ou antes se estiver previsto um dia quente;
  2. Num frasco bem lavado (sempre que possível esterilizado), colocar o hipericão fresco. Não existe uma quantidade exacta. Coloca-se a quantidade de planta disponível e escolhe-se o tamanho do frasco de acordo com essa quantidade da planta;
  3. Verter o óleo vegetal (nós usámos o nosso azeite por ser um óleo de grande qualidade que temos em abundância) para dentro do frasco até cobrir as ervas por completo para evitar o seu apodrecimento;
  4. Tapar bem o frasco e agitar para misturar bem a planta no óleo;
  5. Colocar numa janela ou ao ar livre sob sol pleno. O calor do sol vai fazer com que a planta liberte no óleo vegetal os seus princípios activos;
  6. Agitar o frasco diariamente por 2 - 4 semanas. Quanto menos sol, mais tempo deve ficar a macerar. Nós deixámos o nosso frasco sob o sol durante 24 dias. Ao longo dos dias, o azeite muda de cor para vermelho devido à presença de um dos compostos do hipericão, a hipericina.
  7. Após este tempo, coar o óleo utilizando um pano, um saco de leite vegetal ou um filtro de café. O óleo deve ficar bem limpo e livre de restos de planta para que possa ser guardado por mais tempo. 
  8. Colocar um rótulo com o nome e data;
  9. Guardar num local escuro, fresco e seco.

Como Usar?


Para usar basta retirar a quantidade necessária para o uso e voltar a guardar da mesma forma para que tenha uma vida útil mais longa. O óleo pode ser usado até 1 ano. A validade é encurtada pela validade do óleo vegetal utilizado. Se o óleo vegetal for comprado e a embalagem indicar que já só restam 6 meses de validade, essa será a validade após a maceração.


Algumas Considerações Importantes Sobre o Óleo de Hipericão


O óleo de hipericão é muito usado no alivio das dores musculares, picadas de insectos e lesões cutâneas como feridas, irritações e queimaduras. O hipericão tem efeito cicatrizante e tem também propriedades calmantes e antidepressivas

A utilização do óleo requer especial atenção, pois causa fotossensibilidade, pelo que a sua aplicação só deve ser feita à noite ou durante o dia para quem não se vai expor ao sol de seguida.

É importante saber que o hipericão corta o efeito da pílula e interfere também com vários outros medicamentos, por isso não deve ser aplicado sem aconselhamento prévio.





São muitas as vantagens de fazermos os nossos produtos naturais e as macerações são dos mais simples que podemos fazer. A sua utilização traz inúmeros benefícios, por isso, não há razão para não experimentar. Vejam o nosso video onde mostramos os detalhes.

VIDEO - Como Fazer Uma Maceração













Sem comentários:

Publicar um comentário