" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Uma Maceração - DIY Infusão de Plantas em Óleo

Como Fazer Uma Maceração - DIY Infusão de Plantas em Óleo

Macerar plantas é uma excelente forma de aproveitar todo o seu potencial, para além de ser muito fácil de fazer. Neste post vamos falar um pouco sobre maceração em óleo vegetal e mostrar como se faz. Vejam o nosso video explicativo no final do post.




O Que É Uma Maceração?


De uma forma simples, uma maceração consiste em extrair os princípios activos de um corpo, utilizando um solvente para extracção. No tema deste post, trata-se da extracção dos princípios activos de uma planta utilizando um óleo vegetal. 



Porque Fazer Uma Maceração?


As plantas têm muitas propriedades e várias formas de utilização. Dependendo do tipo de planta, um óleo macerado pode ser usado em massagens relaxantes, energizantes e terapêuticas, pode ser usado na formulação de remédios caseiros para aliviar dores musculares, assim como também na formulação de bálsamos e na fase oleosa da formulação de cremes faciais e corporais. Por outro lado, algumas plantas riquíssimas em propriedades medicinais não produzem óleo e têm mesmo de ser maceradas. São exemplos disso a calêndula e o hipericão.



Como Escolher a Planta?


A planta a macerar deve ser escolhida de acordo com a finalidade terapêutica. Vejamos apenas alguns exemplos muito simples:

Alecrim - Estimulante e energizante. 
Alfazema - Calmante, relaxante e cicatrizante da pele.
Calendula - Antioxidante, anti-inflamatória e hidratante.
Camomila - Equilibra as emoções.
Hipericão - Alivia as dores musculares. 


É muito importante conhecer as plantas, incluindo as suas contra-indicações. No geral, grávidas e bebés não devem usar óleos macerados sem consulta prévia num médico, homeopata ou naturopata e sem conhecerem as suas alergias.


Que Óleos Usar?


Tal como as plantas, o óleo vegetal também pode ser escolhido de acordo com a função terapêutica. Cada óleo tem as suas propriedades e pode ser escolhido também de acordo com o tipo de pele. Deve ser usado óleo 100% vegetal e se for biológico tanto melhor.  Vejamos também alguns exemplos simples:

Azeite ou Óleo de Coco - Indicados para peles secas. No entanto, o óleo de coco só deve ser usado se a temperatura ambiente estiver sempre a cima dos 25ºC, caso contrário irá solidificar e os resultados poderão ficar comprometidos.

Óleo de Grainha de Uva - Para peles mistas.

Óleo de Jojoba - Para peles oleosas.



Como Fazer?


As macerações podem ser feitas com ervas frescas ou secas. Para algumas plantas será mais indicado fazer com a erva seca, para outras com erva fresca. Para este post e video, fizémos óleo macerado de hipericão, que deve ser feito com a erva fresca. Vamos ver o passo-a-passo:

  1. Colher as folhas quando elas estão mais frescas, após a queda do orvalho e, de preferência até ás 10h da manhã ou antes se estiver previsto um dia quente;
  2. Num frasco bem lavado (sempre que possível esterilizado), colocar o hipericão fresco. Não existe uma quantidade exacta. Coloca-se a quantidade de planta disponível e escolhe-se o tamanho do frasco de acordo com essa quantidade da planta;
  3. Verter o óleo vegetal (nós usámos o nosso azeite por ser um óleo de grande qualidade que temos em abundância) para dentro do frasco até cobrir as ervas por completo para evitar o seu apodrecimento;
  4. Tapar bem o frasco e agitar para misturar bem a planta no óleo;
  5. Colocar numa janela ou ao ar livre sob sol pleno. O calor do sol vai fazer com que a planta liberte no óleo vegetal os seus princípios activos;
  6. Agitar o frasco diariamente por 2 - 4 semanas. Quanto menos sol, mais tempo deve ficar a macerar. Nós deixámos o nosso frasco sob o sol durante 24 dias. Ao longo dos dias, o azeite muda de cor para vermelho devido à presença de um dos compostos do hipericão, a hipericina.
  7. Após este tempo, coar o óleo utilizando um pano, um saco de leite vegetal ou um filtro de café. O óleo deve ficar bem limpo e livre de restos de planta para que possa ser guardado por mais tempo. 
  8. Colocar um rótulo com o nome e data;
  9. Guardar num local escuro, fresco e seco.


Como Usar?


Para usar basta retirar a quantidade necessária para o uso e voltar a guardar da mesma forma para que tenha uma vida útil mais longa. O óleo pode ser usado até 1 ano. A validade é encurtada pela validade do óleo vegetal utilizado. Se o óleo vegetal for comprado e a embalagem indicar que já só restam 6 meses de validade, essa será a validade após a maceração.


Algumas Considerações Importantes Sobre o Óleo de Hipericão


O óleo de hipericão é muito usado no alivio das dores musculares, picadas de insectos e lesões cutâneas como feridas, irritações e queimaduras. O hipericão tem efeito cicatrizante e tem também propriedades calmantes e antidepressivas

A utilização do óleo requer especial atenção, pois causa fotossensibilidade, pelo que a sua aplicação só deve ser feita à noite ou durante o dia para quem não se vai expor ao sol de seguida.

É importante saber que o hipericão corta o efeito da pílula e interfere também com vários outros medicamentos, por isso não deve ser aplicado sem aconselhamento prévio.





São muitas as vantagens de fazermos os nossos produtos naturais e as macerações são dos mais simples que podemos fazer. A sua utilização traz inúmeros benefícios, por isso, não há razão para não experimentar. Vejam o nosso video onde mostramos os detalhes.

VIDEO - Como Fazer Uma Maceração













3 comentários:

  1. Olá! Primeiramente queria agradecer por partilhar todos os seus ensinamentos e experiências, adoro o vosso blog.
    Gostaria de perguntar se é possível macerar mais que uma planta em conjunto? Não achei a informação. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! Muito obrigado pelo seu comentário e por nos acompanhar :) Sim, pode macerar mais do que um planta em conjunto. As macerações podem ser usadas para vários fins culinários ou terapêuticos. A nossa dica é escolher plantas com propriedades semelhantes para um efeito ainda mais eficaz. Apenas um pequeno exemplo: se o objectivo for obter um óleo para massajar e aliviar as dores musculares, pode macerar alecrim e hortelã (um pouco mais de alecrim do que hortelã para não ficar demasiado forte). Ambas as plantas são usadas no alívio da dor. As quantidades de planta também serão sempre proporcionais ao tamanho do frasco e à quantidade final de óleo que pretende obter.

      Eliminar