" Blog da Horta Biológica: Fertilizante Natural Para as Plantas | 3 Ingredientes | 7 Formas de Utilização

Fertilizante Natural Para as Plantas | 3 Ingredientes | 7 Formas de Utilização

Hoje vamos partilhar uma receita caseira e natural para fertilizar as plantas. Com apenas 3 ingredientes que podem ser usados individualmente ou em conjunto, esta é uma receita muito completa para proporcionar óptimas condições de crescimento num solo equilibrado e rico em nutrientes. 

Estas dicas e receitas estão também no nosso livro: Os 5 C's das Plantas Aromáticas e Medicinais - Cultivar, Cuidar, Colher, Conservar e Consumir - 30 Plantas e as Suas Propriedades. No final deste post, vejam também o vídeo explicativo onde mostramos, detalhadamente, todas as formas de utilização.



Este fertilizante caseiro é muito simples e económico, sendo composto por ingredientes tão singelos como as cascas de ovo, as cascas de banana e as borras de café. Estes ingredientes que já tem na sua cozinha farão maravilhas pelas suas plantas! Vamos ver porque devemos usá-los.


Porquê Estes Ingredientes?

As plantas necessitam principalmente de azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) para um desenvolvimento equilibrado e saudável. O ovo, a banana e o café fornecem cada um destes nutrientes.

  • Cascas de ovo: são ricas em cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K) que enriquecem o solo e contribuem para um óptimo desenvolvimento das plantas. As casca de ovo são também usadas para corrigir os solos mais ácidos;
  • Cascas de banana: são uma excelente fonte de potássio (K) e fósforo (P), fornecendo também cálcio (Ca) e magnésio (Mg) às plantas;
  • Borras de café: possuem todos os 3 ingredientes principais, azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Pela sua acidez, podem também ser utilizadas para corrigir os solos mais alcalinos.



Formas de Utilização

Existem muitas formas simples de utilizar estes ingredientes, o que faz deles excelentes aliados nos cuidados com as plantas, especialmente quando se dispõe de pouco tempo. Vamos ver as várias formas de utilizar estes ingredientes, individualmente ou em conjunto.


Usar os Ingredientes Individualmente


#1 Utilizar as Cascas de Ovo Inteiras

O ideal é quebrar as cascas em pequenos pedaços e misturá-las com a terra. Podem ser quebradas com as mãos ou, ainda melhor, com um pilão. Quando deixadas à superfície, são também uma excelente armadilha para lesmas e caracóis.


#2 Utilizar as Cascas de Ovo em Pó

Quando trituradas e reduzidas a pó, são mais facilmente absorvidas pelo solo. Triturar com um moedor de grãos de café e peneirar. Para esta tarefa aconselhamos o uso de máscara para não inalar o pó.


#3 Cascas de Banana Cortadas em Pedaços

Em vez de descartar as cascas de banana ou de colocá-las na compostagem, estas podem ser cortadas em pequenos pedaços e misturadas com a terra junto à base das plantas.


#4 Decocção de Cascas de Banana

A decocção de cascas de banana é usada para pulverizar ou regar as plantas.

  1. Separar cascas de 2 bananas grandes para 1L de água;
  2. Deixar ferver por 5 minutos;
  3. Deixar arrefecer e coar.

Por ser um líquido concentrado deve ser diluído em água.

  • Para pulverizar: 1 copo de líquido de banana para 4 copos de água.
  • Para regar: 1 copo de líquido de banana para 2 copos de água.

Aplicar este fertilizante a cada duas semanas.


#5 Borras de Café na Base das Plantas

Aplicar um pouco de borras de café à volta do pé da planta e remexer a terra para um melhor resultado.


Usar os Ingredientes em Conjunto


#6 Cascas de Ovo + Borras de Café

A mistura das cascas de ovo com borras de café contribui para um solo equilibrado.


#7 Cascas de Ovo + Cascas de Banana + Borras de Café

A mistura dos 3: cascas de ovo, cascas de banana e borras de café constitui um fertilizante natural muito completo e eficaz para o crescimento das plantas.

  1. Seleccionar 3 partes iguais de cada ingrediente (uma chávena de cada, por exemplo). 
  2. Colocar no processador de alimentos e triturar. 
  3. Adicionar água q.b. para obter uma massa homogénea. 
  4. Aplicar à volta do pé das plantas uma vez a cada duas semanas.


Estes fertilizantes naturais podem ser usados tanto nas plantas pequenas como nas árvores. Por serem tão simples e não deitarem cheiros desagradáveis, podem ser feitos mesmo por quem vive em apartamentos e tem as plantas na cozinha.

Esperamos que tenham gostados de todas a dicas e vejam agora o nosso vídeo explicativo. Se ainda não subscreveram o nosso canal do Youtube, aproveitem a oportunidade para fazê-lo se não quiserem perder pitada!

Um xi coração!







2 comentários:

  1. parabéns pelo belo trabalho efectuado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos felizes por gostar do nosso trabalho e por podermos ajudar de alguma forma. Muito obrigado! Bem haja!

      Eliminar