" Blog da Horta Biológica: Sabão de Azeite: Como Fazer e Quais os Benefícios

Sabão de Azeite: Como Fazer e Quais os Benefícios

Hoje trazemos uma receita de sabão de azeite e falamos sobre os benefícios da sua utilização. Vejam o nosso video explicativo no final deste post.

O azeite tem inúmeras utilidades e, felizmente, é algo que temos em abundância todos os anos devido ás nossas oliveiras tão antigas das quais adoramos cuidar. Já lá vão muitos anos que publicámos um post a mostrar como fazemos a apanha da azeitona. Se tiverem curiosidade em ver como é, visitem este post: Apanha da Azeitona.




Voltando ao assunto do sabão, a primeira coisa a saber é que fazer sabão é uma ciência exacta e requer muitos cuidados. Vamos por partes!


O Que é o Sabão?


De uma forma muito simples, o sabão é um sal de ácidos gordos que se obtém através da reacção química entre uma gordura e uma base alcalina. A esta reacção dá-se o nome de saponificação. Assim, as matérias obrigatórias para fazer sabão são a base alcalina (hidróxido de sódio ou de potássio), as gorduras (óleos, manteigas e ceras) e a água (destilada - não usar a da torneira).

Uma pequena curiosidade. O sabão de azeite foi inventado há milénios em Aleppo, na Síria, onde era feito com azeite e louro. Terá sido trazido pelos cruzados para a região de Castela em Espanha, onde era feito apenas com azeite, ficando conhecido por sabão de Castela.



Processo a Frio


Esta receita é feita pelo processo a frio, em que toda a matéria-prima é manipulada a baixas temperaturas, ao contrário do processo a quente em que é utilizado um crock pot. No processo a frio é mais fácil de controlar o resultado final. No entanto, o tempo de cura é mais prolongado.




O Que é a Cura?


A cura é o tempo necessário para que o sabão perca a água, estabilize o pH e se torne tolerante à pele. no caso de um sabão 100% azeite, o tempo de cura é de 4 meses.


Como Saber o pH?


O sabão num processo a frio é alcalino e o pH varia entre os valores 8 e 10, para que possa ser suave na pele. Durante o processo de cura, podem utilizar-se tiras medidoras de pH de modo a perceber se ainda será necessário curar por mais tempo.

Para mais informações vejam o nosso post: Como Medir o pH do Sabão



Material de Segurança Obrigatório


  • Bata com mangas compridas
  • Luvas de borracha
  • Máscara
  • Óculos de protecção
  • Sapatos fechados



Ingredientes Para Esta Receita



  • 850g de Azeite
  • 247g de Água destilada
  • 105g de Soda cáustica - Hidróxido de Sódio 99% (NaOH)
Esta receita irá dar uma barra de cerca de 1200g de peso. O peso vai sempre variar após a cura.



Material Necessário Para Fazer Esta Receita de Sabão




* Este recipiente é opcional, pois o banho-maria frio também pode ser feito no lava-loiça, se o mesmo tiver espaço suficiente.




Regras de Segurança Importantes


  • Trabalhar sem distracções. Não comer, beber, fumar, ver TV, ouvir rádio, atender o telefone. Não ter crianças nem animais por perto;
  • Ao pesar as matérias-primas, fazer os acertos por defeito e nunca por excesso;
  • Não usar alumínio, pois reage com o hidróxido de sódio;
  • Manipular o hidróxido num local ventilado, usando o material de protecção;
  • Ter vinagre à mão, pois em caso de derrame, o vinagre anula a base;
  • Lavar os utensílios apenas 48h depois, mais ainda com luvas, pois ainda está muito caustico.


Passo-a-Passo (Video explicativo no final)


  1. Reunir todo o material;
  2. Pesar o óleo e colocar no lume;
  3. Em recipientes diferentes, pesar a água e o hidróxido de sódio. Adicionar o hidróxido cuidadosamente sobre a água e nunca o contrário!
  4. Dissolver o hidróxido com uma colher de inox. Nunca de alumínio!
  5. Medir a temperatura do óleo e da água. Usar o banho-maria frio para ir controlando as temperaturas;
  6. Assim que ambas as soluções estiverem a 45ºC (devem estar as duas com um temperatura igual ou com diferença máxima de 10ºC), juntar a solução da água ao óleo. Nunca o contrário!
  7. Bater com a varinha mágica (exclusiva para este fim) até atingir o ponto de traço leve;
  8. Verter a massa para os moldes e cobrir com película aderente e um pano para ajudar a manter a temperatura;
  9. Isolar por 48h sem perturbar até que endureça;
  10. Após 48h, desenformar e proceder ao corte (se for em barra). Se for em moldes de silicone, colocar no congelador por 1h antes de desenformar para que o sabão não fique amolgado.
  11. Aplicar carimbos (opcional).


O Que é o Traço?


O traço é quando o sabão chega ao ponto de emulsão, ou seja,  o ponto em que a solução da água e do óleo se misturam e formam uma massa viscosa em que é possível identificar linhas (traço) quando se passa a espátula ou a varinha-mágica. O traço leve é quando a massa apresenta o primeiro sinal de emulsão e ainda está muito liquida. Nesta receita, este é o ponto ideal para verter a massa para os moldes.



Armazenar


Durante os 4 meses de cura do sabão de azeite, as barras devem ser armazenadas num local sem incidência de luz solar directa e sem humidade. Deve-se ir rodando as barras, para que possam curar de forma homogénea. 

É muito importante fazer uma etiqueta com a data em que o sabão foi feito e a data aproximada do fim da cura, para uma melhor orientação.

O sabão só deve ser embrulhado depois do tempo de cura, utilizando materiais naturais. Pode usar-se papel, tecido ou cartão para que o sabão possa manter a qualidade por mais tempo. O primeiro sinal de que o sabão está a deteriorar-se é quando aparecem manchas amarelas acompanhadas de odor a ranço.

Se o sabão for utilizado imediatamente após a cura, deve ser colocado em saboneteiras para que possa escorrer a água e durar mais tempo. Se ficar em água, o sabão ira desfazer-se facilmente.


Algumas Sugestões Para Guardar o Sabão

















Quais os Benefícios do Sabão de Azeite?


O sabão de azeite é económico, ecológico e tem muitos benefícios para a pele. Por ser de azeite e ser tão natural, este sabão apresenta propriedades hidratantes que ajudam a melhorar a qualidade da pele, deixando-a suave, limpa e com aspecto saudável. Por outro lado, é amigo do ambiente tendo um impacto ambiental mínimo, permitindo também uma grande poupança ao não ter de comprar produtos sintéticos no supermercado.

Relativamente à pele, estes são os benefícios:
  • Pode ser usado em todos os tipos de pele;
  • É indicada para a pele sensível dos bebés (e dos adultos também);
  • Acalma a pele irritada;
  • Alivia e suaviza a pele seca, melhorando a elasticidade;
  • Equilibra a pele oleosa;
  • Ajuda na prevenção e tratamento de alguns problemas de pele, tais como eczema, psoríase e acne;
  • Pode ser usado para remover maquilhagem de forma suave.

Materiais Que Usamos E Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade 


















Video - Como Fazer Sabão de Azeite aka Sabão de Castela





Sem comentários:

Enviar um comentário