" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Velas de Cera de Abelha em Casa | Tutorial Passo-a-Passo Para Principiantes

Como Fazer Velas de Cera de Abelha em Casa | Tutorial Passo-a-Passo Para Principiantes

A cera de abelha é das coisas mais bonitas que a Natureza dá! Tudo o que as abelhas produzem é absolutamente maravilhoso e é tão benéfica a sua utilização! Já mostrámos aqui no blog Como Purificar Cera de Abelha, como fazer Pérolas de Cera de Abelha e até como utilizar cera de abelha em vários cosméticos naturas, tais como Creme Hidratante ou Bálsamo Labial, entre outros. Neste post vamos mostrar como fazer velas de cera de abelha para ambientar a casa. No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo onde mostramos tudo em detalhe.




Fazer velas de cera de abelha em casa é um processo simples, mas que requer alguns cuidados. Vamos então ver tudo o que é necessário e deixar várias advertências e dicas importantes para um bom resultado.


Escolher o Recipiente


Escolher um um recipiente resistente ao calor. 


A escolha da forma do recipiente também é muito importante. 

Alguns maus exemplos são recipientes muito fundos e com uma abertura estreita. Se forem muito fundos, o pavio terá de ser muito comprido e se a abertura for estreita, o pavio terá menos oxigénio para arder livremente e poderá também queimar as bordas do recipiente. 

Alguns bons exemplos são copos de vidro ou frascos de boca larga e que não sejam demasiado grandes.  

Também podem ser usadas latas de metal ou moldes de silicone para fazer velas. No entanto, os frascos de vidro serão sempre a opção mais económica e mais fácil de encontrar.



Escolher o Pavio


Escolher um pavio com grossura adequada à boca do frasco

Para um frasco largo deve-se usar um pavio grosso; para um frasco pequeno, um pavio fino. 

Se for usado um pavio muito pequeno, este não terá capacidade para derreter a cera até às bordas do frasco. 

Se for usado um pavio muito grosso num frasco pequeno, é muito provável que a cera possa rachar ao meio. 

O ideal é escolher o frasco primeiro e depois comprar o pavio de acordo com o tamanho do frasco. 



Reunir Todo o Material


Agora que vimos como escolher o recipiente e o pavio, vamos reunir todo o material:
  • 1 Recipiente devidamente esterilizado.
  • 1 Pavio.
  • 1 Suporte de pavio. Em alternativa podem ser usados 2 pauzinhos de café ou 1 mola de roupa.
  • 1 Pyrex. Idealmente um copo medidor que dê para verter líquidos facilmente.
  • 1 Panela com água até 2 ou 3 dedos de altura.
  • 1 Base de panela.
  • 1 Termómetro digital de cozinha.
  • Q.b Cera de abelha em barra ou em pérolas. A quantidade de cera de abelha vai depender do tamanho do frasco. Aconselhamos a usar em pérolas, pois facilita muito na hora da pesagem.
  • 1 Pequeno recipiente para a cera de abelha.
  • 1 Balança de cozinha.
  • 1 Luva de cozinha.
  • Q.b. OE (óleo essencial) à escolha. Também pode ser usada uma fragrância, mas há que lembrar que as fragrâncias são sintéticas e podem causar alergias em pessoas mais susceptíveis. Por isso, recomendamos o uso de OE. Pode ser usado apenas um óleo ou uma sinergia (mistura) de óleos à escolha. Deve também ser usado um OE de boa qualidade, caso contrário a vela não terá aroma.
  • 1 Pequeno recipiente para o OE.
  • 1 Pano.
  • 1 Pauzinho de gelado ou de café para misturar a cera e o óleo essencial. Se quiserem usar uma colher, poderá ser boa ideia guardá-la exclusivamente para este efeito, pois a cera fica muito agarrada e é muito difícil de remover.
  • 1 Tesoura para cortar o pavio no final.


A vela que fizémos para este post e vídeo levou 40g de cera de abelha em pérolas e 2,4g/ml de óleo essencial de alfazema. Sigam as instruções para fazerem um vela com a medida ideal para o frasco que tiverem disponível.




Como Fazer


1 - Para quem não tem experiência em lidar com cera de abelha, aconselhamos a proteger a área de trabalho com folhas de papel vegetal ou silicone. A cera de abelha, depois de fria, torna-se bastante dura e fica muito agarrada ás superfícies;


2 - Encher o frasco escolhido com pérolas de cera de abelha. Reservar as pérolas e voltar novamente a encher o frasco. Portanto, será usado o dobro da cera que cabe no frasco em estado sólido. Isto porque, depois de fundida, a cera espalhar-se-á melhor pelo frasco e, alguma da cera, ficará sempre retida no pyrex. Aconselhamos a pesar numa balança a quantidade total de cera, caso venham a ser feitas mais velas no mesmo tipo de frasco;


3 - Depois de sabermos o peso da cera, vamos pesar um máximo de 6% de óleo essencial para o peso total da cera. Por exemplo: se tivermos 100g de cera, adicionamos no máximo 6g de óleo essencial. A densidade dos óleos é variável, mas o peso em ml será muito semelhante, pelo que podem ser adicionados 6ml de óleo essencial;


4 - Tapar o recipiente do OE com um pano. Todo o OE é volátil, por isso, deve permanecer tapado até ser vertido para a cera;


5 - Dentro do pyrex, colocar a cera de abelha;


6 - Colocar o pyrex numa panela com água até 2 dedos de altura;


7 - Ligar o fogão em lume baixo e deixar a cera derreter. O ponto de fusão da cera de abelha é aos 70ºC mas, se a quantidade for muita, poderá precisar de mais temperatura para derreter;


8 - Depois de derreter por completo, retirar a cera do lume e colocar o pyrex em cima de uma base de panela, para que não fique em contacto com uma superfície fria, o que faria com que a cera começasse a solidificar muito rapidamente;


9 - Verificar a temperatura com um termómetro digital de cozinha;


10 - Antes de a temperatura baixar dos 70ºC, adicionar o óleo essencial e misturar bem. Esta etapa é muito importante. O OE não pode ser adicionado com a cera demasiado fria, pois não ficará bem misturado. Abaixo dos 70ºC a cera começa a ficar espessa e torna-se inviável misturar com o OE e verter para o frasco. Também não pode ser adicionado quando a cera está demasiado quente, pois o calor da cera fará com que o aroma se dissipe e a vela fique menos perfumada;


Dicas extra:

Temperatura ideal para adicionar o OE: 71 - 73ºC

Temperatura ideal para verter a cera para o frasco: 65 - 71º C

A temperatura ambiente tem muita influência na preparação das velas de cera de abelha. Quanto mais frio estiver o ar, mais rápidamente a cera ficará espessa. Assim será necessário medir a temperatura da cera várias vezes e trabalhar rápido para que não seja necessário derretê-la novamente (o que poderia dissipar/diminuir ainda mais o aroma da vela).


11 - É necessário verter a cera para o frasco de forma consistente. Nem muito rápido nem muito devagar, para que a cera fique com um aspecto homogéneo, sem bolhas nem camadas visíveis;


12 - Deixar a cera esfriar por completo. O tempo que demorará, dependerá da temperatura do ar. Poderá levar algumas horas até solidificar por completo. Em alternativa, o frasco poderá ser colocado no frigorífico quando a cera já estiver ligeiramente sólida. Quando colocada no frio, a vela poderá estar totalmente sólida ao fim de 1 hora.


13 - Depois de a cera estar completamente solidificada, cortar o pavio a cerca de 1cm do topo da cera.


14 - A vela está pronta a usar!


A vela que fizémos para este post e video foi feita com cera de abelha das nossas colmeias. É uma cera pura que tende a escurecer com o tempo.

A cera de abelha de compra tende a ser muito amarela ou branca por ter sido sujeita a processos industriais.



Limpeza dos Materiais


A cera que ficar retida no pyrex, pode ser retirada com uma colher ou pode ser derretida novamente em banho-maria e ser usada para fazer mais velas. 

Não deitar a cera pelo ralo da bacia, pois o acumulo de cera pode entupir os canos

Não lavar os materiais na máquina da loiça, pois os restos de cera poderão ficar agarrados à loiça e entupir o filtro.

Aconselhamos a guardar os materiais usados para fazer velas, exclusivamente para este fim.

Para retirar o excesso de cera, pode-se verter água a ferver sobre o material. Esta tarefa deve ser feita para dentro de um alguidar. Esperar um pouco até que a cera amoleça e, utilizando luvas grossas de borracha, passar uma esponja sem detergente, ou então com liquido de nozes de saponária, para que a água possa ser usada nas plantas depois de fria.




IMPORTANTE SABER!


Algumas leitoras já nos têm perguntado se podem usar a cera de abelha para fazer a depilação! A resposta é: "NÃO!!! NEM PENSAR!! DE MANEIRA NENHUMA!!

Algumas marcas de cera depilatória dizem conter cera de abelha na sua composição. Ainda que tal se verifique, será apenas uma pequenina fracção da fórmula. A cera de abelha, por si só, não pode ser usada como depilatório. 

A cera de abelha tem um ponto de fusão muito alto (70ºC) para ser usado na pele. Por outro lado, a cera de abelha solidifica muito rapidamente. Assim, a cera de abelha não pode ser usada na pele nem quando está quente (fundida) nem quando começa a arrefecer. 

Já mostrámos aqui no blog várias formas de usar a cera de abelha na pele, através de cremes e bálsamos. Se quiserem fazer cera depilatória natural em casa, vejam o nosso post: Como Fazer Cera Depilatória Natural




E com uma belíssima vela natural podemos perfumar a casa ou presentear alguém querido num dia especial!


Esperamos que tenham gostado de todas as dicas! Vejam agora o nosso vídeo onde mostramos cada detalhe para fazer velas de cera de abelha.








Sem comentários:

Enviar um comentário