" Blog da Horta Biológica: Florais de Bach - Stock ou Primeira Diluição - Como Preparar e Como Usar

Florais de Bach - Stock ou Primeira Diluição - Como Preparar e Como Usar

Os Florais de Bach são remédios homeopáticos, reconhecidos pela organização mundial da saúde desde 1976. São feitos à base de plantas silvestres e têm propriedades curativas, particularmente ao nível emocional. Os Florais de Bach surgiram na nossa vida numa fase em que, por força das circunstâncias, tivemos de aprender a cuidar melhor da nossa saúde, tanto física como emocional. Tendo acesso a algumas das plantas que fazem parte dos florais, decidimos aprender sobre este tema. Já publicámos, aqui no blog, artigos com informações sobre a origem dos florais e as propriedades de cada um deles, e já mostrámos como fazer a tintura mãe, que é a primeira fase da preparação dos florais. Hoje vamos mostrar como preparar os frascos "stock", também conhecidos por "primeira diluição". No final do post vejam também o nosso video explicativo onde mostramos como fazer, passo-a-passo.

Se estão a pensar preparar os vossos próprios florais e não têm um conhecimento sólido sobre as suas propriedades, formas de utilização e preparação, recomendamos vivamente que leiam os nossos posts: Florais de Bach - Guia de Remédios Naturais e Florais de Bach - Como Fazer a Tintura Mãe antes de lerem este post sobre a primeira diluição.




O Que é o Stock?

A tintura mãe não pode ser tomada directamente. Tem de ser diluída para que os remédios possam ser tomados de forma correcta e segura. O stock é a primeira diluição. Os frascos stock são os que se encontram à venda nas lojas e são usados para preparar remédios personalizados.



Materiais e Ingredientes Necessários

  • Frasco âmbar com pipeta
  • Funil
  • Água mineral
  • Tintura Mãe
  • Conhaque com pelo menos 40% vol ou vinagre de cidra ou glicerina vegetal
  • Rótulo



Como Preparar

Para fazer um stock ou primeira diluição deve-se usar um frasco âmbar, previamente esterilizado. A capacidade indicada para um frasco stock é entre os 10 e os 30ml. 

Na preparação do stock são usadas apenas duas gotas da tintura mãe, as quais são colocadas numa solução que pode ser hidroalcoólica ou apenas álcool. Esta solução varia muito dependendo do produtor. Eis aqui a forma como preparamos o nosso stock:

  1. Para fazermos o nosso frasco stock, usamos uma solução hidroalcoólica com água e conhaque, à semelhança do que fizemos na tintura mãe;
  2. Colocamos água mineral até 2/3 da capacidade do frasco. Depois adicionamos apenas 2 gotas do frasco da tintura mãe. O restante do frasco preenchemos com conhaque com pelo menos 40% de volume de álcool. Quem não quer usar conhaque pode substituir por vinagre de cidra ou glicerina vegetal;
  3. Fechamos o frasco e agitamos vigorosamente para que as soluções fiquem bem misturadas;
  4. Colocamos um rótulo com o nome e a data do floral.

Assim temos o nosso frasco stock pronto a usar.



Como Armazenar

Os frascos devem ser armazenados num local escuro, freso e seco. Quando conservadas e usadas correctamente, as essências florais podem manter a sua vida útil por décadas. No caso dos florais feitos com glicerina, a validade será a mesma indicada na embalagem da glicerina. 



Como Usar

Embora os Florais de Bach não tenham efeitos colaterais, é importante lembrar que tomar estes (ou quaisquer outros remédios naturais) em grandes doses de cada vez, não terá um resultado mais eficaz nem mais rápido, por isso devem ser tomadas as doses recomendadas.

O stock ou primeira diluição pode ser usado de várias formas:

Para uso a curto prazo em situações tais como ansiedade pontual, picos de stress e indisposição pode-se usar o remédio directamente na língua ou por diluição.

  • Para usar directamente na língua, aplicam-se 2 gotas do frasco stock até 4 vezes por dia, à excepção do rescue remedy, do qual se podem aplicar 4 gotas sempre que necessário. Para algumas pessoas esta forma de tomar poderá ter um gosto forte a conhaque, por isso, os remédios podem  também ser diluídos.

  • Para usar por diluição, adicionam-se 2 gotas do frasco stock num copo de água ou outra bebida para ir tomando aos poucos, até um máximo de 4x por dia. Se for tomada uma combinação de remédios, não devem ser tomados mais do que 7 de cada vez.

Para uso a longo prazo, para condições de saúde mais prolongadas que requerem acompanhamento, deve-se fazer uma segunda diluição, a qual aconselhamos que seja feita por um terapeuta que possa acompanhar cada pessoa no seu caso particular.


Nunca é demais frisar que só devem preparar os vossos próprios florais se tiverem um sólido conhecimento sobre as plantas e como elas devem ser usadas. Se não tiverem certeza a cerca das espécies que têm para colher, por favor não arrisquem! 


Se não quiserem fazer o vosso próprio stock ou se não tiverem acesso às plantas que vos poderão ser mais úteis, podem encontrar todos os florais individualmente aqui ou o conjunto completo aqui.



Video: Florais de Bach - Stock ou Primeira Diluição - Como Preparar e Como Usar


















Sem comentários:

Enviar um comentário