" Blog da Horta Biológica: Diferenças entre Funcho e Anis (Erva Doce)

Diferenças entre Funcho e Anis (Erva Doce)

Em posts anteriores falámos sobre o Funcho e o Anis, este último também conhecido por erva doce. Muitas pessoas confundem estas plantas ou pensam que ambas são a mesma coisa por serem semelhantes. No entanto, são plantas diferentes e é sobre essas diferenças que vamos falar neste post. No final do post podem também ver o vídeo onde mostramos imagens elucidativas das diferenças entre ambas as plantas.






Semelhanças


Estas plantas são confundidas por terem algumas semelhanças, tais como:

  • Ambas têm aroma doce;
  • Ambas são nativas da orla do Mediterrâneo;
  • Ambas têm propriedades medicinais semelhantes e são especialmente indicadas para cuidar de todas as partes do sistema digestivo;
  • Ambas são da mesma família (Apiaceae), o que significa que têm algumas semelhanças morfológicas também.

Diferenças


Embora tenham semelhanças, estas plantas são facilmente distinguíveis. Vejam no nosso infográfico todas as características que as diferenciam. 

Funcho vs Anis de Blog da Horta Biológica 



Para ficarem a conhecer detalhadamente estas diferenças, espreitem agora o nosso video. Se gostam dos nossos conteúdos e ainda não subscreveram o nosso canal do Youtube, aproveitem a oportunidade de o fazer para que não percam pitada!


VIDEO - Diferenças Entre Funcho e Anis (Erva Doce)













2 comentários:

  1. Gostei muito desta explicação. Clara e concisa. Há muito que ando para perceber também as diferenças entre o funcho e o endro. Se pudessem explicar ficava muito agradecida. Adoro o vosso blog. Obrigada por partilharem tanto. Um abraço. Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia! Muito obrigado pela sua apreciação pelo nosso blog. As diferenças entre o funcho e o endro são matéria para mais um post, mas de uma forma sucinta podemos dizer que ambas as plantas são da mesma família e, embora, apresentam características semelhantes, as diferenças principais estão nas raízes e na altura das plantas. O endro é menor. Pode atingir um máximo de 45cm de altura e as raízes são aprumadas, ou seja, tem uma raíz principal de onde derivam feixes mais pequenos. O funcho pode atingir mais de 2m de altura e tem raíz fasciculada, ou seja, tem uma série de feixes delgados de comprimento semelhante. As folhas também apresentam ligeiras diferenças, bem como algumas das suas propriedades e usos medicinais. Assim que pudermos faremos também um post ou vídeo mostrando estas diferenças.

      Eliminar