" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Armadilhas para a Mosca da Fruta | Receitas Caseiras & Naturais

Como Fazer Armadilhas para a Mosca da Fruta | Receitas Caseiras & Naturais

Para proteger a fruta das pragas e obter um maior rendimento com fruta de qualidade é importante proceder à colocação de armadilhas nas árvores. As pragas podem causar lesões nas plantas e são responsáveis pela perda de grande parte da produção. Em casos mais extremos, até da sua perda total. Felizmente, na agricultura biológica existem várias formas de combater as pragas naturalmente. Neste post vamos mostrar como fazemos armadilhas caseiras para combater a mosca da fruta no pomar. No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo com o passo a passo para fazer estas armadilhas.




De Que São Feitas as Armadilhas


As armadilhas para a mosca da fruta consistem na mistura liquida de ingredientes de cheiro doce ou cheiro forte para que as moscas sejam atraídas pelo cheiro do liquido e não pelo cheiro da fruta. As armadilhas podem ser feitas em casa, com recurso a ingredientes naturais, o que as torna uma forma simples e económica de combater as pragas. 

Alguns exemplos de atractivos são:

  • Sumo de fruta (quanto mais madura melhor);
  • Sumo de fruta podre (pode ser da própria árvore ou outras frutas), ou seja, fruta que caiu e apodreceu ou que foi atacada por insectos e já não pode ser consumida;
  • Vinagre;
  • Água com açúcar;
  • Água de cozedura de bacalhau ou outros peixes.

As armadilhas podem ser colocadas em garrafas próprias para o efeito, as quais podem ser compradas em lojas de jardinagem, ou podem ser usadas garrafas de plástico. Esta é também uma excelente forma de reutilização destas garrafas. Ambos os tipos de garrafa possuem orifícios que permitem a entrada dos insectos. Estas garrafas são depois penduradas nas árvores para capturar os bichos que atacam a fruta.



Quando Usar as Armadilhas


Estas armadilhas devem ser colocadas quando os frutos estão em fase de amadurecimento e começam a libertar o seu cheiro doce que atrai a mosca da fruta e outros insectos. 

Existem muitas receitas possíveis e neste post vamos partilhar as duas que habitualmente fazemos cá em casa.



Como Fazer


Parte I - Preparação das Garrafas


Começamos por preparar as garrafas. Para estas armadilhas usamos garrafas PET de 1.5L.


  1. Começamos por colocar uma fita adesiva amarela próximo do topo da garrafa. Este passo é facultativo mas é útil, pois a cor amarela ajuda a atrair os insectos;
  2. A baixo desta fita abrimos quatro buracos com aproximadamente 1cm de diâmetro. Para esta tarefa usamos um berbequim, mas pode também ser usado um ferro quente;
  3. Para pendurar a garrafa na árvore, abrimos mais dois buracos junto à boca da garrafa, por onde passamos depois um cordel. Há quem use arame, mas nós preferimos usar cordel, pois o arame pode abrir feridas na casca da árvore, por exemplo se o pomar se situar numa região ventosa e a garrafa for constantemente sacudida pelo vento. 


Assim, as garrafas estão prontas para receber o liquido atractivo de insectos. 


Parte II - Preparação do Líquido


Passamos então às receitas de líquidos atractivos. 


Receita 1 (Feita com fruta da própria árvore)


  1. Começamos por extrair o equivalente a 250ml de sumo de fruta;
  2. Num recipiente juntamos 200ml de água + 50g de açúcar + os 250ml do sumo da fruta + 4 colheres de sopa vinagre;
  3. Misturamos tudo;
  4. Com a ajuda de um funil vertemos para a garrafa.



Receita 2 (Feita com banana)


  1. Num copo misturador, começamos por triturar uma banana grande ou duas médias. Podem ser trituradas com ou sem casca;
  2. Ao copo misturador adicionamos 200ml de água + 50g de açúcar + 4 colheres de sopa de vinagre;
  3. Misturamos tudo;
  4. Vertemos para dentro da garrafa.



A quantidade de liquido não deve exceder 1/4 do espaço da garrafa. Cada uma destas receitas tem as quantidades suficientes para uma garrafa apenas. Quem quiser preparar duas garrafas de uma só vez deverá duplicar as quantidades. 



Como Funcionam as Armadilhas


As moscas e outros insectos são atraídos tanto pelo cheiro da garrafa como pela cor amarela. Entram pelos buracos e já não conseguem sair. Assim, acabam por afogar-se no liquido.




Como Usar as Armadilhas


As garrafas devem ser penduradas:


  • A pelo menos 1,5m de altura. Também depende da altura da árvore, pois as armadilhas devem ficar mais ou menos à altura da maioria dos frutos, ou seja, devem ficar altas o suficiente para capturar os insectos;
  • Viradas a sul (para quem mora no hemisfério norte). Ao ficar exposto ao calor o liquido das garrafas apodrece mais rapidamente e o cheiro torna-se ainda mais forte e mais atractivo;
  • Trocadas semanalmente. É importante vigiar as armadilhas, pois o ao longo do tempo o volume do liquido, bem como a sua eficiência, diminuem e tornam-se menos atractivos, necessitando ser trocados por liquido novo.


Quanto à quantidade de garrafas a colocar, depende de factores tais como o tamanho e configuração do pomar. Há quem coloque apenas uma ou duas armadilhas por hectare. Há quem coloque uma armadilha a cada determinado número de árvores. Nós gostamos de colocar uma armadilha por árvore, uma vez que o nosso pomar é pequeno e as árvores ficam mais protegidas. Também de salientar que estas armadilhas que fazemos não cheiram mal a grandes distâncias para não incomodar os vizinhos. Quem fizer armadilhas demasiado mal cheirosas pode colocar menos armadilhas no pomar.

Uma semana após a colocação já é bem visível a quantidade de bichos apanhados na armadilha.


É desta forma que conseguimos manter a nossa fruta de pomar saudável e saborosa!


Para uma melhor compreensão de todos estes passos, vejam agora o nosso vídeo explicativo e se ainda não subscreveram o nosso canal do Youtube, aproveitem a oportunidade para o fazer, caso não queiram perder nenhum dos nossos vídeos.

Esperamos que vos seja útil.

Um xi coração dos hortelões!


Como Fazer Armadilhas para a Mosca da Fruta | Receitas Caseiras & Naturais




















Sem comentários:

Enviar um comentário