" Blog da Horta Biológica: Cataplasma: O Que É? Como Fazer? Como Aplicar?

Cataplasma: O Que É? Como Fazer? Como Aplicar?

Cataplasma é uma pasta de ervas medicinais que se aplica na pele para acalmar queimaduras, inflamações, pele irritada ou melhorar a circulação sanguínea. É um remédio natural para uso externo e, já na Antiguidade, os romanos e os gregos o usavam para tratar várias maleitas.

Estamos no pico da Primavera, altura em que há abundância de plantas, e é mesmo a altura indicada para trazer mais uma dica para um autocuidado mais natural. Neste post, vamos mostrar como fazer uma cataplasma com plantas frescas e com plantas secas, como escolher as plantas e como aplicar na pele. No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo onde mostramos tudo, passo a passo.





O Que É Uma Cataplasma?

Uma cataplasma é uma pasta feita com ervas medicinais maceradas e misturadas com água e argila. As ervas usadas podem ser frescas ou secas e o uso da argila, embora opcional, é bem aconselhado pois a argila, para além das propriedades curativas na pele, também ajuda a formar uma massa consistente que se torna mais fácil de aplicar.



Como Escolher As Plantas?

Pode ser usada apenas uma planta ou uma mistura de várias plantas. As plantas devem ser seleccionadas de acordo com o problema a tratar. Aqui ficam alguns breves exemplos de plantas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto: 

Para aliviar dores musculares - Hortelã, Passiflora, Alecrim, Sálvia e Capuchinha
Para os cuidados cutâneos -  Calêndula, Alfazema, Camomila, Salsa e Rosa
Para aliviar dores menstruais - Anis (Erva-doce) e Sálvia
Para baixar a febre - Lúcia-lima, Erva-príncipe e Loureiro

Estas são apenas algumas sugestões e relembramos que as plantas e os seus princípios activos poderão ter efeitos diferentes em casa pessoa. Se tiverem reacções adversas a alguma planta, o seu uso deve ser descontinuado. Relembramos também que, infelizmente, os remédios naturais não substituem a medicina convencional quando esta se torna realmente necessária.


Saibam mais sobre plantas medicinais e as suas formas de preparação e utilização no nosso livro: "Os 5C's das Plantas Aromáticas e Medicinais - Cultivar, Cuidar, Colher, Conservar e Consumir, 30 Plantas e as Suas Propriedades".





Como Fazer?

Vamos ver como fazer esta pasta medicinal com ervas frescas e com ervas secas:


Com Ervas Frescas

  1. Escolher as plantas de acordo com o problema a tratar. Não há quantidades certas. Deve ser escolhida uma quantidade proporcional ao tamanho da área a tratar;
  2. Numa tijela, macerar as plantas. Aqui, quando falamos em macerar, referimo-nos a começar por esmagar a planta com um pilão para que depois liberte mais facilmente na pele os seus princípios activos;
  3. Adicionar apenas um pouco de água quente para ajudar a amolecer as plantas e continuar a macerar;
  4. Opcionalmente adicionar um pouco de argila* para ajudar a formar uma consistência pastosa. Quando formar uma pasta homogénea, a cataplasma está pronta a aplicar.
* Para fazer a cataplasma deste post e vídeo, utilizámos argila verde. Quem tem a pele muito sensível pode usar argila branca como alternativa.

Se ainda sobrar uma boa quantidade de planta, poderão fazer pequenos molhos e colocar a secar para posterior utilização ou poderão utilizar para fazer incensos naturais



Com Ervas Secas

Com as ervas secas o processo é semelhante. Apenas as quantidades de água e argila poderão variar, uma vez que as plantas estão secas.

  1. Escolher as plantas de acordo com o problema a tratar;
  2. Numa tijela, macerar as plantas;
  3. Adicionar um pouco de água quente para ajudar a amolecer as plantas e continuar a macerar;
  4. Opcionalmente adicionar um pouco de argila para ajudar a formar uma consistência pastosa. Quando formar uma pasta homogénea, a cataplasma está pronta a aplicar.
Os restos das plantas secas podem ser colocados na compostagem.



Como Aplicar?

A cataplasma pode ser aplicada a frio ou a quente, em função do fim terapêutico. Se for para aliviar dores musculares, aconselhamos a aplicar a quente. Se for para acalmar queimaduras da pele, aplicar a frio.

Aplicar a pasta sobre a zona afectada e cobrir com uma gaze, ligadura ou pano de algodão para assegurar o contacto com a pele. Há quem aplique apenas a pasta sobre a pele sem ligaduras. No entanto, aconselhamos a usar, pois estas ajudam a manter a pasta no sítio, principalmente se for aplicada numa zona onde esteja sujeita a escorrer. 

Deixar actuar entre 10 minutos a 1 hora para usufruir de todos os seus efeitos emolientes, anti-inflamatórios e calmantes.




E Depois de Usar?

Depois de usar, a pasta deve ser colocada na compostagem, uma vez que é totalmente natural. Se a gaze ou ligadura for 100% natural, poderá ser colocada na compostagem também. Se for usado um pano de algodão, poderá ser lavado e reutilizado.


Esperamos que tenham gostado das dicas de hoje e não se esqueçam de espreitar o nosso vídeo no YouTube para verem, na prática, como fazer estas pastas medicinais. Se ainda não subscreveram o nosso canal, aproveitem a oportunidade para fazê-lo se não quiserem perder pitada!













Sem comentários:

Enviar um comentário