" Blog da Horta Biológica: Batata: Beneficios, Cultivo e Colheita | Potato: Benefits,Cultivation and Harvesting

Batata: Beneficios, Cultivo e Colheita | Potato: Benefits,Cultivation and Harvesting

Scroll down for English version...

Hoje vamos falar de um dos alimentos mais adorados (e actualmente polémicos): a batata!

Vamos falar um pouco sobre as suas origens, benefícios para a saúde e mostrar através de um vídeo como se cultiva e colhe este alimento tão antigo como a humanidade.



Origens

A batata é uma cultura hortícola da família das Solanaceas (a mesma do tomate, do pimento e da beringela), originária da cordilheira dos Andes. O seu cultivo é feito há milhares de anos e foi trazida para a Europa pelos espanhóis no século XVI. É a quarta cultura mais cultivada no mundo. Em terceiro lugar temos o arroz, em segundo lugar o trigo e em primeiro lugar o milho.
Desde há séculos que a batata é a base de alimentação de muitos povos até mesmo fora da sua região de origem.


Benefícios 

Hoje em dia existe muita controvérsia à volta de determinados alimentos. Alimentos que passaram de bestas a bestiais e alimentos que passaram de bestiais a bestas. Infelizmente a batata é um destes últimos! Um alimento consumido e apreciado no mundo há séculos passou a ser considerado mau e perigoso. Com o intuito de desmistificar coisas, fomos à pesquisa e ficámos surpreendidos ao descobrir que afinal a batata ainda tem mais benefícios do que pensávamos. Fiquem a conhecê-los:


Valores Nutricionais da Batata


Para além de saborosa a batata é altamente nutritiva. Embora muitas pessoas a considerem um alimento calórico, a batata tem pouca quantidade de gordura e é um alimento rico em nutrientes essenciais à saúde, que são também indicados para quem quer emagrecer.

Minerais: são ricas em Potássio e também possuem Ferro, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Manganês e Zinco.

Vitaminas: possuem muitas vitaminas. Riquíssima em Vitamina C! A Vitamina K aumenta a elasticidade das artérias, prevenindo os acidentes vasculares.

Água e Fibras: contém alto teor de ambas.

Quercetina: um poderoso flavonoide. É antioxidante, anticancerígeno e tem ainda a capacidade de diminuir a incidência de enfarte do miocárdio e as cataratas nos diabéticos!

Triptofano: é um aminoácido essencial para a nutrição e é a substância responsável pela sensação de bem-estar, o que ajuda no combate a depressão.

Carboidratos: é um alimento rico em amido (vamos falar deste mais adiante) utilizado como fonte de glicose.

Hoje em dia, muito mal se fala da batata e muito bem se fala da batata doce, mas analisando as duas, podemos ver que as características e benefícios são muito semelhantes. A batata doce até é mais calórica e tem mais açucares do que a batata normal.

Tabelas: Wikipedia

Benefícios

Querem conhecer os benefícios da batata de uma forma divertida? Vejam aqui no nosso infográfico!

Mas e o amido?! E a diabetes?!

Também temos familiares que sofrem de diabetes, o que nos levou a pesquisar muito sobre o amido e os seus efeitos na saúde. O que descobrimos foi algo até bastante agradável comparado com a polémica que se gerou nos últimos tempos a cerca deste carboidrato.

De uma forma simples, o amido é um carboidrato constituído de glicose, que as células usam como fonte de energia. É o carboidrato mais comum na alimentação e é encontrado em vários alimentos para além da batata, como por exemplo nos cereais e nas leguminosas.

Nos diabéticos, o pâncreas não produz insulina, hormona responsável por regular a glicémia (taxa de glicose no sangue), o que faz com que o organismo não consiga usar a glicose de forma apropriada, causando assim a hiperglicemia.

É sabido que quem é diabético tem de controlar de perto a alimentação e os níveis de açúcar ingeridos. No entanto, se não pode haver açúcar a mais, também não pode faltar. Caso não saibam, numa prestação de primeiros socorros a um diabético aborda-se qualquer alteração como se fosse uma hipoglicemia. Consciente ou inconsciente, o procedimento é sempre dar açúcar. Se estiver consciente deve dar-se 2 pacotes de açúcar e um snack de alimentos ricos em açúcar. Se inconsciente deve fazer-se uma papa de açúcar e colocar na boca. Esta é a actuação segundo as normas de primeiros socorros na União Europeia. É provável que o procedimento seja semelhante fora da UE.


Há muitos anos, quando havia pouca ou nenhuma informação sobre a alimentação saudável, tivemos um familiar que não era diabético e foi hospitalizado por razão desconhecida. Diagnóstico? Quebra de açúcar! Todos precisamos de açúcar desde que seja com conta, peso e medida.

A dieta diabética é considerada a mais saudável, pois é uma dieta que contempla todos os alimentos em doses moderadas e evita os alimentos com demasiado açúcar, os refinados e o álcool.

Para manter uma vida saudável a dieta dos diabéticos (e não diabéticos) deve incluir em quantidades adequadas:

  • Fibras, minerais e vitaminas, que se podem encontrar nos legumes e nas frutas
  • Proteínas, cálcio e ferro, que se podem encontrar nos ovos, carnes magras e lacticínios.
  • Carboidratos, que se podem encontrar no pão, nos cereais e nos tubérculos.


Estes nutrientes não estão por ordem de importância. Todos são necessários e, como podem ver, a dieta do diabético é a mesma para quem não sofre da doença, mas quer fazer uma alimentação equilibrada e saudável.

A menos que tenham algum tipo de alergia ou intolerância, o amido, definitivamente integra uma dieta saudável. Tal como em todos os alimentos, o que é consumido em excesso faz mal. A glicose e, consequentemente, o amido são necessários à saúde e ao bem-estar. Tudo se resume ao equilíbrio!

Guardem esta frase sábia:

" Tudo é veneno, nada é veneno. A diferença está na dose."
(Paracelsus)



Afinal o amido não é o bicho papão que tanto se fala hoje em dia! Boas notícias, não? :)


Batata do Cultivo à Colheita

A batata semeia-se no inverno e colhe-se no verão. Em determinadas regiões, desde que não haja geadas, existe até a possibilidade de fazer duas ou mais colheitas por ano. Para vos mostrar como é produzida a batata em modo biológico elaborámos um vídeo que filmámos ao longo dos meses desde o cultivo até à colheita.

O vídeo não contempla tratamentos contra pragas e doenças, pois a nossa plantação não teve.
Se plantarem batatas e fizerem a rotação trienal, o mais provável é que se mantenham saudáveis. Caso precisem aplicar tratamentos, a calda bordalesa é a mais utilizada em agricultura biológica para a maior parte das doenças.

Então, bora lá ver como é?

Video - Batata: Do Cultivo à Colheita





*************



English Version | Potato: Benefits, Cultivation and Harvesting


Today we're going to talk about one of the most beloved (and currently controversial) foods: potato! We'll tell you about its origins, health benefits, and show you through a video how to grow and harvest this food as old as humanity.



Origins

The potato is a horticultural crop of the Solanaceae family (the same as tomato, pepper, and eggplant) originating from the Andes. Its cultivation has been done for thousands of years and was brought to Europe by the Spaniards in the 16th century. It is the fourth most cultivated crop in the world. Thirdly we have the rice, secondly the wheat and in first place the corn. For centuries potato has been the food base of many peoples even outside its region of origin.



Benefits

Nowadays there's a lot of controversy about certain foods. Foods that have gone from dunce to genius and foods that have gone from genius to dunce. Unfortunately the potato is one of the latter! A food that has been consumed and appreciated in the world for centuries is now considered bad and dangerous. In order to demystify things, we researched and were surprised to find that potatoes have even more benefits than we thought. Get to know them:


Nutritional Values of Potato

Besides tasty, potato is also highly nutritious. Although many people consider it a caloric food, potato has little fat and is rich in essential nutrients to the health, which are also indicated for those who want to lose weight.

Minerals: rich in Potassium, but also Iron, Phosphorus, Calcium, Magnesium, Manganese, and Zinc.

Vitamins: contain vitamins. Super rich in Vitamin C! Vitamin K increases elasticity of arteries, preventing strokes.

Water and Fiber: high content of both.

Quercetin: a powerful flavonoid. It is antioxidant, anticancer and has the capacity to decrease the incidence of myocardial infarction and cataracts in diabetics!

Tryptophan: is an amino acid that is essential to nutrition and is the substance responsible for the sense of well-being, which helps fighting depression.

Carbohydrates: rich in starch (we'll talk about it below in this post) used as a source of glucose.

Nowadays, the potato is considered bad and sweet potato is considered good, but by analyzing the two, we can see that the characteristics and benefits are very similar. The sweet potato is actually even more caloric and has more sugar than the normal potato.

Tables: Wikipedia

Benefits

Want to know the benefits of potatoes in a fun way? See here in our infographic!




But what about starch?! What about diabetes?!


We also have family members who suffer from diabetes, which led us to research about starch and its effects on health. What we discovered was something quite pleasant compared to the controversy that has been generated in recent times about this carbohydrate.

In a simple way, starch is a carbohydrate made up of glucose, which is used by the cells as an energy source. It is the most common carbohydrate in food and is found in various foods other than potatoes, such as cereals and legumes.

The pancreas of diabetics does not produce insulin, the hormone responsible for regulating blood sugar, which causes the body to not use glucose properly, thereby causing hyperglycemia.

It is well known that anyone who is diabetic has to closely control the diet and the level of sugar ingested. However, if there can't be too much sugar, there can't be lack of it either.  In case you don't know, when providing first aid to a diabetic any situation is treated as if it was hypoglycemia. Conscious or unconscious, the procedure is always to give a good amount of sugar. If conscious you should give him/her 2 sugar packets and a snack of high-sugar foods. If unconscious you should make a sugar porridge and place it in the mouth. This is the procedure according to the rules of first aid in the European Union. The procedure is likely to be similar outside the EU.

Many years ago, when there was little or no information about healthy eating, one of our relatives who was non-diabetic was hospitalized for unknown reasons. Diagnosis? Drop in sugar! We all need sugar as long as it is balanced.

The diabetic diet is considered the healthiest one because it contemplates all foods in moderate doses and avoids too much sugar, refined foods and alcohol.

To maintain a healthy life the diabetic (and non-diabetic) diet must include with adequate amounts:


  • Fiber, minerals and vitamins, which can be found in vegetables and fruits.
  • Proteins, calcium and iron, which can be found in eggs, lean meats and products.
  • Carbohydrates, which can be found in bread, cereals and tubers.


These nutrients are not in order of importance. All are necessary and, as you can see, the diabetic diet is the same for those who do not suffer from the disease, but want to eat a balanced and healthy diet.

Unless you have some sort of allergy or intolerance, starch is definitely part of a healthy diet. As with all foods, what is consumed in excess is bad. Glucose and, consequently, starch are necessary for health and well-being. It all boils down to balance!

Keep this wise sentence:


"Everything is poisonous, nothing is poisonous, it is all a matter of dose."

(Paracelsus)



After all starch is not the bogeyman that is talked about today! Good news, isn't it? :)


Potato From Cultivation to Harvesting

Potatoes are sown in the winter and harvested in the summer. In certain regions, as long as there's no frost, there's the possibility to harvest twice or more in a year. To show you how the potato is produced organically we have made a video filmed over the months from cultivation to harvesting.

The video does not contemplate treatments against pests and diseases, because our plantation didn't have those. If you plant potatoes and do the triennial rotation, they are most likely to stay healthy. If you need to apply treatments, Bordeaux mixture is the most used in organic farming for most diseases.

So, let's see how to do it?

Video - Potato: From Cultivation to Harvesting



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...