" Blog da Horta Biológica: Alecrim: Propriedades Medicinais e Formas de Utilização

Alecrim: Propriedades Medicinais e Formas de Utilização

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene que pertence à família Lamiaceae, a mesma da hortelã, e é nativo dos países mediterrânicos. Em Portugal, podemos encontrar facilmente um pouco por todo o país.





Um Pouco de História


O alecrim e os seus benefícios são conhecidos há milénios. Para os egípcios o alecrim simbolizava a imortalidade e era usado para embalsamar. Os estudantes da Grécia antiga colocavam ramos de alecrim no cabelo para ajudar a melhorar as suas capacidades de memória na época dos exames. Os romanos designavam-no como "rosmarinus", que em latim significa "orvalho do mar" e usavam-no para perfumar os espaços públicos. No século XIII, durante a peste negra, o alecrim era usado para desinfectar e purificar o ar nos hospitais. O alecrim era também o ingrediente principal na famosa "Água da Rainha da Hungria", que se estima que seja datada do final do século XIV. Embora fosse um perfume, era também considerada um remédio medicinal. O alecrim chegou aos nossos dias sendo usado com fins culinários, religiosos, cosméticos e medicinais.





Na sua constituição, o alecrim possui ácido rosmanírico, flavonoides, cânfora, taninos, óleos voláteis, entre outros. Vejam, no nosso infográfico, as propriedades medicinais atribuídas ao alecrim.


Design de Blog da Horta Biológica



Como Usar o Alecrim


O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, chá e óleo. Todos estes com propriedades igualmente importantes para a saúde física e emocional.


  • Culinária



Na culinária o alecrim é usado para decorar e, sobretudo, dar sabor à carne e ao peixe, batata, pão, sopa, molhos e manteigas.


  • Infusão



10g de folhas para 1L de água a ferver.


Formas de usar a infusão:


  • Tomar o chá do alecrim ao longo do dia para acalmar os problemas digestivos
  • Bochechar/gargarejar para desinfectar a boca e a garganta
  • Massajar o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e o crescimento capilar

Pode também ser usado por inalação de vapores para limpar e desinfectar as vias nasais. Para tal, deitar uma mão cheia de folhas secas em água a ferver, usar uma toalha para cobrir a cabeça e inalar os vapores. 


  • Óleo Essencial


O óleo essencial deve ser apenas para uso externo e sempre diluído antes da sua utilização. 


Difusão atmosférica - Utilizar um difusor de óleos essenciais para purificar o ar e ajudar no processo de convalescença. 5 gotas num difusor são suficientes num quarto. Para uma sala, poderão ser usadas 8-10 gotas.

Inalação - Para a tosse, bronquite e outros problemas respiratórios. Para 1L de água a ferver adicionar 5 gotas de óleo essencial. Usar uma toalha para cobrir a cabeça e inalar os vapores.

Massagem - Massagens energizantes para recuperar do cansaço físico e mental. Massagens no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e combater a queda do cabelo. 

O óleo essencial deve ser diluído num óleo transportador adequado ao tipo de pele (ex: óleo de jojoba para peles oleosas / óleo de coco para peles secas). 3-5 gotas de óleo essencial para 15ml de óleo transportador. 

As massagens podem ser feitas com óleo transportador, mas também com com barras ou velas de massagem. 

Banho - Juntar ao banho para recuperar a energia e a vitalidade e aumentar a capacidade de concentração. No máximo 8-10 gotas de óleo essencial.

Cosmética e higiene - O alecrim é excelente para a pele e para o cabelo, principalmente do tipo oleoso. Pode ser usado para formular cremes, bálsamos, sabonetes, champôs, desodorizantes, e perfumes. 

Também pode ser adicionado a máscaras de argila. 6 gotas de óleo essencial em 30ml de óleo transportador, misturando a argila adequada ao tipo de pele para uma pasta espessa.



Cuidados Especiais


O alecrim deve ser evitado durante a gravidez e amamentação. Também não deve ser usado por quem sofre de hipertensão e outros problemas cardíacos. Quem tem pele muito sensível deverá evitar o uso de óleos essenciais.


Produtos Que Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade









Sem comentários:

Enviar um comentário