Alma da comida, ouro verde e até ouro dos pobres! Já lhe chamaram muita coisa, mas o que é certo é que o azeite é um elemento indispensável na alimentação e as suas propriedades já são conhecidas e apreciadas deste a antiguidade. Em tempos passados, o azeite era usado, não só na alimentação, mas também como elemento de medicina e ritos religiosos, como ingrediente de beleza, como combustível de iluminação e aquecimento e até como lubrificante de ferragens e alfaias agrícolas. Mais versátil não há!
Há muitos anos, nos primórdios do nosso blog, lançámos o post Apanha da Azeitona, onde mostrámos, de uma forma simples, como é feita a colheita. Neste post vamos falar dos benefícios atribuídos ao azeite e mostrar como é produzido. No final do post, vejam o nosso vídeo onde mostramos todas as fases da produção do azeite, desde a apanha da azeitona até chegar à mesa.
O Que é o Azeite e Que Tipo de Azeite Consumir?
O azeite é o elemento mais característico da dieta mediterrânica, a qual é considerada das mais completas e saudáveis do mundo. Tanto que, em 2013, a Dieta Mediterrânica foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O azeite é obtido a partir da prensa das azeitonas. É muito usado, não só na culinária mas também na saboaria e cosmética naturais. Com curiosidade? Vejam o nosso vídeo Sabão de Azeite: como Fazer e Quais os Benefícios.
O azeite mais saudável é o azeite extra virgem prensado a frio. Neste método, as azeitonas são prensadas logo após a apanha e não passam por qualquer tipo de processamento industrial, o que faz com que este tipo de azeite mantenha os seus nutrientes e seja o melhor na alimentação e na saúde.
O azeite pode ser consumido imediatamente ou pode ser deixado a maturar. O gosto e a acidez do azeite depende de vários factores, tais como a temperatura do ambiente, as chuvas, a humidade, o grau de maturação das azeitonas aquando da apanha e o tempo de maturação do azeite. Quando consumido imediatamente pode ter o chamado "sabor a verde". O melhor azeite deverá ter um grau de acidez inferior a 0,8%.
Benefícios e Propriedades do Azeite
O azeite é uma gordura saudável e o seu consumo diário traz vários benefícios para a saúde física e mental. Embora exista alguma discrepância no que diz respeito à quantidade diária a tomar, no geral a recomendação é de entre 1 a 3 colheres de sobremesa por dia.
Embora o azeite possa ser usado para cozinhar e temperar, é recomendado dar preferência ao consumo do azeite do seu estado mais puro, ou seja, sem aquecer, para que mantenha o máximo de propriedades nutricionais. No entanto, apesar desta recomendação, é importante não ser extremista e há que lembrar que o azeite é um óleo muito versátil que pode e deve ser usado de todas as maneiras que beneficiem a nossa saúde.
O azeite pode também ser misturado com ervas aromáticas na alimentação para aumentar ainda mais as suas propriedades e pode também ser macerado de ervas e plantas para outros fins medicinais. Para saber como, vejam o nosso vídeo Como Fazer Uma Maceração - DIY Infusão de Plantas em Óleo.
Vejam agora o nosso infográfico com os benefícios e propriedades atribuídos ao azeite.
Propriedades do Azeite de Blog da Horta Biológica
O azeite é um dos alimentos anti-inflamatórios. No entanto, é importante lembrar que o consumo do azeite, por si só, não é suficiente para obter todos os seus benefícios. É muito importante fazer uma alimentação saudável e equilibrada. Para informações detalhadas sobre estes alimentos, poderão gostar de ver o nosso post Alimentos Anti-inflamatórios Para Prevenção de Doenças e Fortalecimento do Sistema Imunitário.
A Produção do Azeite, da Oliveira à Mesa!
Agora que já demos a conhecer o que é o azeite, que tipo de azeite consumir e quais as propriedades atribuídas, vamos agora mostrar todas as fases de produção. Alguma vez viram como se faz a apanha da azeitona e como é extraído o azeite no lagar? Vejam agora o nosso vídeo onde mostramos tudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário