" Blog da Horta Biológica: 11 Dicas Para Conservar Limão Por Muito Tempo | Métodos Naturais | Sem Aditivos

11 Dicas Para Conservar Limão Por Muito Tempo | Métodos Naturais | Sem Aditivos

Ora então, hoje vamos falar de limão! Vamos partilhar como conservamos todas as partes do limão cá em casa, sem desperdícios e sem aditivos. Quem tem um limoeiro e não sabe o que fazer com tantos limões ou quem é presenteado com vários quilos de limões por alguém da família que também não sabe o que fazer com eles, vai com certeza beneficiar muito deste post. No final do post temos também o nosso vídeo explicativo onde mostramos o passo a passo para cada método de conservação.



Quando a natureza nos presenteia com abundância, há que fazer uso da criatividade! O nosso limoeiro é sempre generoso e não gostamos de desperdiçar os nossos limões biológicos, por isso conservamo-los de todas as formas que nos lembramos. Há que lembrar também que o limão é um dos alimentos anti-inflamatórios e merece todos os cuidados de conservação.

Existem vários métodos de conservação de limão que incluem aditivos, tais como sal, açúcar, condimentos, etc. No entanto, porque gostamos de métodos de conservação sem aditivos e que preservem o gosto dos vegetais, vamos mostrar como fazemos a conservação de todas as partes do limão da forma mais natural possível. 


Após a Colheita e Antes da Conservação...

Para todos os métodos que vamos mostrar, é importante começar por lavar bem os limões. Ainda que biológicos, há sempre pó e resíduos que devem ser removidos da casca antes da conservação. Após a lavagem devem ser bem secos com um pano.

IMPORTANTE: Nunca é de mais frisar que a casca do limão só deve ser consumida se o limão for biológico. Para o limão comprado no supermercado ou proveniente de agricultura convencional, é altamente desaconselhado o consumo da casca!


#1 Conservação do Limão Inteiro

Para conservar os limões inteiros frescos, colocamo-los em sacos de refrigeração aos quais tiramos o ar com uma bomba. Podem encontrar estes sacos aquiAo tirar o ar ao limão estamos a inibir a oxidação, prolongando assim a sua vida útil. Os limões podem assim ser mantidos frescos no frigorífico e usados ao natural até 6 meses. É importante colocar um rótulo com data para lembrar da validade.

Para usar, basta retirar a quantidade de limão necessária para cada receita e voltar a selar o saco, retirando-lhe o ar.


#2 Conservação da Casca (em lascas)

Com um descascador de fruta, retiramos a casca a toda a volta do limão. Esta tarefa é feita cuidadosamente, retirando apenas a parte amarela em lascas bem finas, deixando a parte branca intacta. As cascas podem ser colocadas em caixas ou sacos de refrigeração e guardadas no congelador. Não há problema de guardá-las todas juntas pois, mesmo congeladas, separam-se facilmente.

As cascas podem depois ser usadas para fazer chá de limão, águas aromatizadas, decorar doces e fazer macerações.


#3 Conservação da Casca (em raspas)

As raspas podem ser obtidas de duas formas. A forma tradicional é utilizar um raspador. A outra forma é retirar as cascas com o descascador de frutas e triturar as lascas no processador de alimentos. Esta segunda forma é mais rápida e eficaz, deixando também a parte branca do limão intacta. Colocamos as raspas espalmadas num saco de refrigeração, retirando-lhe depois o ar para ocupar menos espaço no congelador. O saco deve ser espalmado para que seja fácil partir/retirar apenas a quantidade necessária de cada vez.

As raspas podem depois ser usadas em vários tipos de cozinhados, doces, gelados e até saboaria natural!


#4 Conservação do Sumo

Para fazer o sumo, basta usar um espremedor. Colocamos o sumo em cuvettes e levamos ao congelador. Após congelar, passamos os cubos para sacos de refrigeração, retiramos o ar e voltamos a colocar no congelador.

O sumo conservado em cubinhos pode depois ser usado para fazer limonada, águas aromatizadas, cozinhados e até outras coisas curiosas como cera depilatória natural e alimento natural para as abelhas!


#5 Conservação da Polpa

Após espremer o sumo, sobra sempre a polpa. A polpa pode ser também congelada em cuvettes, pequenas ou grandes, dependendo do uso que lhe vai ser dado. 

A polpa pode ser usada para rechear bolos e fazer outros cozinhados criativos.


#6 Conservação do Mesocarpo - parte branca (em gel)

Muitas pessoas deitam fora o mesocarpo, porque pensam que não tem uso...mas tem! O mesocarpo é rico em ferro, magnésio, cálcio e zinco. A sua textura de gel contém fibras solúveis que diminuem o apetite e contribuem para a saciedade, ajudando assim no processo de emagrecimento. Ao contrário do que se pensa, o seu sabor é até bastante agradável e bem menos ácido do que a casca.

Para conservar o mesocarpo em gel, cortamos as partes brancas em pedaços pequenos e colocamos no triturador até ficar em raspas. Em seguida, colocamos as raspas num saco coador e esprememos. Esta tarefa é demorada e requer força de mãos. Colocamos o gel num frasco de vidro e guardamos no frigorífico. Pode ser guardado até duas semanas.

O mesocarpo em gel pode ser usado como espessante natural de compotas e outros doces e pode também ser comido à colher...mas só um bocadinho de cada vez!


#7 Conservação do Mesocarpo - parte branca (em raspas)

O mesocarpo também pode ser guardado em raspas para ser processado mais tarde. Pode ser congelado em doses individuais, em cuvettes maiores ou em sacos de congelação espalmados, para que seja facil partir e retirar apenas as doses necessárias para cada utilização.

O mesocarpo em raspas pode depois ser utilizado para fazer o gel, rechear bolos e até misturar no iogurte.


#8 Conservação de Todas as Partes (casca + parte branca + polpa)

Para conservar tudo: casca (epicarpo), parte branca (mesocarpo) e polpa (endocarpo), cortamos o limão em pequenos pedaços e colocamos no processador de alimentos até que fique tudo bem triturado com uma consistência meio pastosa. Colocamos depois em doses individuais em cuvettes grandes, congelamos e transferimos para sacos de refrigeração.

Conservar todas as partes do limão é particularmente útil para fazer sabão natural de limão ou detergente de loiça de limão. Esta mistura pode também ser espremida num saco coador para usar em qualquer receita que requeira polpa ou sumo de limão.


#9 Conservação em Rodelas (congeladas)

Outra forma de conservar o limão é cortá-lo em rodelas, retirando as sementes. As sementes podem depois ser usadas para germinar e fazer crescer novos limoeiros. Guardamos as rodelas em caixas e guardamos no congelador. Não aconselhamos a guardar em sacos de refrigeração pois as rodelas ficarão demasiado agarradas umas ás outras e poderá ser difícil separá-las sem as partir.

As rodelas podem depois ser usadas para fazer águas aromatizadas e decorar bebidas.


#10 Conservação em Rodelas (desidratadas)

Para esta forma de conservação, cortamos as rodelas bem finas. Retiramos as sementes,  colocamos as rodelas na grelha do forno e deixamos por cerca de 5 horas a 80ºC. O tempo de desidratação vai sempre depender da eficiência do forno. Depois de desidratadas, guardamos as rodelas num frasco hermético para que se mantenham bem secas e não entre a humidade.

As rodelas de limão desidratadas são tão bonitas que podem ser usadas para decorar doces e outros cozinhados, assim como também podem ser consumidas directamente.


#11 Conservação em Pó

Após a desidratação, as rodelas podem também ser reduzidas a pó. Trituramos as rodelas num moinho de grãos de café e usamos depois uma peneira para que o pó fique bem fino. Esta tarefa deve ser repetida até que esteja tudo processado. Guardamos o pó num frasco hermético. Quando mantido bem seco o pó pode ser conservado por mais de um ano.

O pó de limão é bastante versátil e pode depois ser usado para polvilhar vários tipos de cozinhados e sobremesas. 


E é assim que conservamos limão cá em casa! Temos a certeza de que as nossas dicas ser-vos-ão muito úteis! 


Vejam agora o nosso vídeo onde mostramos o passo a passo para cada um destes métodos de conservação. Se ainda não subscreveram o nosso canal do Youtube aproveitem a oportunidade para fazê-lo se não quiserem perder pitada!


VIDEO - 11 Dicas Para Conservar Limão Por Muito Tempo | Métodos Naturais | Sem Aditivos















 

Sem comentários:

Enviar um comentário