" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Hidrolato | Água Floral

Como Fazer Hidrolato | Água Floral

Fazer hidrolatos é um excelente meio para tirar partido das propriedades medicinais das plantas, tanto na saúde física como emocional. O bem-estar que esta actividade proporciona é inquestionável. Desde o contacto com a natureza durante a colheita das plantas, ao aroma maravilhoso que deixa no ar durante a destilação e ás suas várias formas de utilização, fazer hidrolatos é uma belíssima forma de cuidarmos de nós e de quem nos é querido. 

Para este post, fizémos hidrolato de alecrim. Vamos explicar o que são hidrolatos, como se fazem e como se conservam. No final do post podem ver também o nosso vídeo explicativo onde mostramos como fazer, passo-a-passo.





O Que São Hidrolatos?


Os hidrolatos, também conhecidos por águas florais ou hidrossóis são obtidos por destilação a vapor. São, na realidade, um subproduto do processo de destilação de óleos essenciais. São muito aromáticos e refrescantes e têm propriedades medicinais e terapêuticas. São usados nos cuidados pessoais, especialmente para pessoas com pele sensível. Vamos então saber o que é necessário para fazer hidrolatos.



Materiais Necessários


  • 1 Panela de inox com tampa
  • 2 Recipientes de vidro resistentes ao calor (ambos têm de ter tamanho adequado para caberem dentro da panela)
  • Cubos de gelo e sacos de congelação
  • Funil
  • Frasco de vidro âmbar (previamente esterilizado)
  • Rótulo para o frasco



Ingredientes Necessários


  • Água destilada
  • Plantas frescas ou secas (nós usámos alecrim acabado de colher)

Não é necessário ter uma quantidade exacta de planta e água. Dependendo da quantidade de planta disponível, escolhe-se o tamanho da panela e a quantidade de água. 




Como Fazer


O método que vamos mostrar é caseiro e muito simples.

  1. No meio da panela, colocar um dos recipientes de vidro virado para baixo;
  2. Espalhar as plantas à volta do recipiente (deve-se colocar uma quantidade de planta suficiente para cobrir as laterais do recipiente);
  3. Adicionar água destilada (deve-se adicionar uma quantidade de água destilada suficiente para cobrir as plantas e as laterais do recipiente);
  4. Em cima do recipiente, colocar o outro recipiente de vidro virado para cima. Este é o recipiente que vai recolher a água floral;
  5. Colocar a tampa (invertida) sobre a panela;
  6. Em cima da tampa colocar um saquinho de cubos de gelo. É importante ter previamente preparados alguns saquinhos de cubos de gelo, pois durante o processo de destilação o gelo irá derreter e será necessário ir trocando os sacos;
  7. Deixar em lume brando por cerca de 45 minutos;
  8. O calor a baixo e o gelo a cima causam condensação dentro da panela e o hidrolato, que também contem pequenas partículas de óleos essenciais, será colectado dentro do recipiente de vidro; 
  9. Ao final dos 45 minutos, desligar o lume e deixar arrefecer;
  10. Com a ajuda de um funil, verter o hidrolato para dentro de um frasco de vidro âmbar;
  11. Colocar um rótulo com o nome do hidrolato e a data em que foi feito.


Quantidade de Hidrolato


A quantidade final de hidrolato irá sempre variar de acordo com vários factores, tais como:

  • A quantidade de planta disponível;
  • Se a planta usada é fresca ou seca;
  • Se a planta for fresca, a quantidade de água na sua composição que, por sua vez, depende de factores como a chuva, a humidade do ar e o solo. Ainda que as plantas possam ser retiradas vez após vez do mesmo arbusto, o resultado final poderá não ser sempre o mesmo.

Para saber o rendimento aproximado, pode-se pesar a quantidade inicial de planta e a quantidade final do hidrolato. No entanto, conforme dissemos, os resultados poderão sempre variar.

Se, ao final dos 45 minutos, houver pouca quantidade de hidrolato, pode-se continuar a adicionar água destilada dentro da panela e continuar o processo por mais algumas horas. É importante estar sempre por perto para ir trocando os saquinhos dos cubos de gelo e verificar se é necessário adicionar mais água dentro da panela.



Como Conservar


A melhor forma de conservar os hidrolatos e prolongar a sua vida útil é em frascos de vidro, num local escuro e fresco. Podem ser armazenados no frigorífico, mas nunca no congelador. Nestas condições poderão durar até 2 anos. Para mais informações sobre a conservação dos hidrolatos, visitem o nosso post Como Conservar Hidrolatos e Prolongar a Sua Vida Útil.



Formas de Utilização


Conforme mencionámos, os hidrolatos contêm as propriedades das plantas e, por serem tão suaves, são excelentes para quem tem pele sensível. Podem ser usados de várias formas:
  • Saboaria natural
  • Tónico facial
  • Cuidados capilares
  • Formulação de cremes e loções faciais e corporais, ao ser adicionado na fase aquosa das emulsões
  • Aromaterapia


Fazer hidrolatos é muito simples e é uma forma de levar uma vida mais natural. Experimentem e não vão querer outra coisa! :)

Se gostaram deste post, poderão também gostar do nosso post Como Fazer Hidrolato em Alambique


Vejam agora o nosso vídeo onde mostramos como fazer na prática. Se ainda não subscreveram o nosso canal do Youtube aproveitem a oportunidade para o fazer para receberem, em primeira mão, os nossos conteúdos sobre o incrível mundo das plantas!



VIDEO - Como Fazer Hidrolato | Água Floral












Sem comentários:

Enviar um comentário