" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Sabão de Coco – Processo a Frio Passo-a-Passo e as Várias Formas de Utilização

Como Fazer Sabão de Coco – Processo a Frio Passo-a-Passo e as Várias Formas de Utilização

O sabão de coco é um excelente aliado da higiene natural. Cá em casa gostamos de fazer sabão de coco tanto para as limpezas como para usar como inseticida natural. Por isso mesmo, hoje partilhamos a receita de sabão de coco tal como fazemos cá em casa, bem como as várias formas de utilização. É um sabão para a casa e para o jardim!

A forma de fazer sabão de coco para as limpezas é diferente da forma de fazer sabão de coco para usar na pele. A receita que vamos partilhar neste post é de sabão para as limpezas apenas! Não pode ser usado para lavar o rosto ou tomar banho e já vamos explicar porquê.

No final deste post podem ver o nosso vídeo explicativo onde mostramos o passo-a-passo para fazer este sabão.





Antes de passarmos à receita vamos falar um pouco sobre o sabão e as regras de segurança. Estas informações são e muito importantes, por isso, caso nunca tenham feito sabão em casa não saltem esta parte e leiam tudo com muita atenção.



O Que é o Sabão?


O sabão é um sal de ácidos gordos que se obtém através da reacção química entre uma gordura e uma base alcalina. A esta reacção dá-se o nome de saponificação. 

As matérias obrigatórias para fazer sabão são a base alcalina (hidróxido de sódio ou de potássio), as gorduras (óleos, manteigas e ceras) e a água (destilada - não usar a da torneira).


Processo a Frio


Esta receita é feita pelo processo a frio, em que toda a matéria-prima é manipulada a baixas temperaturas, ao contrário do processo a quente em que é utilizado um crock pot. No processo a frio é mais fácil de controlar o resultado final. No entanto, o tempo de cura é mais prolongado.



O Que é a Cura?


A cura é o tempo necessário para que o sabão perca a água e estabilize o pH. No caso de um sabão 100% de coco para as limpezas o tempo de cura é de 4 semanas.



Como Saber o pH?


O sabão num processo a frio é alcalino e o pH varia entre os valores 8 e 10. Durante o processo de cura, podem utilizar-se tiras medidoras de pH de modo a perceber se ainda será necessário curar por mais tempo.

Para mais informações vejam o nosso post: Como Medir o pH do Sabão



Sobre-engorduramento


O sobre-engorduramento é a gordura extra no sabão para que seja emoliente e não fira a pele. Um sabão de coco para as limpezas não tem sobre-engorduramento na sua formulação. Isto significa que o sabão de coco para as limpezas é agressivo na pele, pois tem capacidade para remover a sua camada de gordura natural. Por outro lado é excelente nas limpezas pela sua detergência e capacidade de remover gorduras e sujidade. Assim, voltamos a frisar que a receita que estamos a dar é para usar apenas nas limpezas ou como insecticida natural. 

Para saberem como fazer sabão de coco para a pele vejam o nosso post: Sabão de Coco Para a Pele: Benefícios e Como Fazer.




Material de Segurança Obrigatório


Devido ao manuseamento da soda caustica, é necessário tomar cuidados especiais. Este é o equipamento de protecção obrigatório:

  • Bata com mangas compridas
  • Luvas de borracha
  • Máscara
  • Óculos de protecção
  • Sapatos fechados



Ingredientes Para Esta Receita



  • 387g Óleo de Coco
  • 135g Água destilada
  • 70g de Soda cáustica - Hidróxido de Sódio 99% (NaOH)
Esta receita irá dar cerca de 600g de sabão. O peso vai sempre variar após a cura.




Material Necessário Para Fazer Esta Receita de Sabão


  • 1 Balança de cozinha
  • 1 Panela de inox (nunca usar alumínio, pois reage com a soda)
  • 3 Recipientes medidores (de vidro, inox, ou plástico). 
  • 1 Seringa de alimentação (opcional para medir o óleo sem derramar)
  • 1 colher de inox
  • 1 Espátula de silicone
  • 1 Termómetro digital de cozinha
  • 1 Varinha mágica (exclusiva para este fim)
  • Película aderente
  • 1 Tabuleiro
  • 1 Molde de madeira ou Silicone (pode ser para fazer sabão em barra ou doses individuais)
  • 1 Cortador (opcional). Será útil se for feito sabão em barra. 
  • 1 pano
  • Gelo + 1 recipiente grande para banho-maria frio*

* Este recipiente é opcional, pois o banho-maria frio também pode ser feito no lava-loiça, se o mesmo tiver espaço suficiente.





Regras de Segurança Importantes


  • Trabalhar sem distracções. Não comer, beber, fumar, ver TV, ouvir rádio ou atender o telefone. Não ter crianças nem animais por perto;
  • Ao pesar as matérias-primas, fazer os acertos por defeito e nunca por excesso;
  • Não usar alumínio, pois reage com o hidróxido de sódio;
  • Manipular o hidróxido num local ventilado, usando o material de protecção;
  • Ter vinagre à mão, pois em caso de derrame, o vinagre anula a base;
  • Lavar os utensílios apenas 24h depois, mas ainda com luvas, pois ainda está muito caustico.




Passo-a-Passo (Video explicativo no final)


  1. Reunir todo o material;
  2. Pesar os ingredientes;
  3. Colocar o óleo ao lume;
  4. Enquanto o óleo aquece, adicionar o hidróxido cuidadosamente sobre a água e nunca o contrário!
  5. Dissolver o hidróxido com uma colher de inox. Nunca de alumínio!
  6. Medir a temperatura do óleo e da água. Usar o banho-maria frio para ir controlando as temperaturas;
  7. Assim que ambas as soluções estiverem a 45ºC (devem estar as duas com uma temperatura igual ou com diferença máxima de 10ºC), juntar a solução da água ao óleo e nunca o contrário!
  8. Bater com a varinha mágica (exclusiva para este fim) até atingir o ponto de traço;
  9. Verter a massa para o molde e com a ajuda do tabuleiro agitar o molde para retirar bolhas de ar que possam estar dentro da massa;
  10. Cobrir com película aderente e um pano para ajudar a manter a temperatura;
  11. Isolar por 4h sem perturbar até que endureça;
  12. Após 4h, desenformar (e proceder ao corte se for em barra). É aconselhável usar luvas para retirar do molde;



O Que é o Traço?


O traço é quando o sabão chega ao ponto de emulsão, ou seja,  o ponto em que a solução da água e do óleo se misturam e formam uma massa viscosa em que é possível identificar linhas (traço) quando se passa a espátula ou a varinha-mágica. 




Armazenar


Durante as 4 semanas de cura do sabão de coco, as barras devem ser armazenadas num local sem incidência de luz solar directa e sem humidade. Deve-se ir rodando as barras, para que possam curar de forma homogénea. 

É muito importante fazer uma etiqueta com a data em que o sabão foi feito e a data aproximada do fim da cura, para uma melhor orientação.

O sabão só deve ser embrulhado depois do tempo de cura, utilizando materiais naturais. Pode usar-se papel, tecido, cartão ou saquinhos de algodão para que o sabão possa manter a qualidade por mais tempo. O primeiro sinal de que o sabão está a deteriorar-se é quando aparecem manchas amarelas acompanhadas de odor a ranço.

Se o sabão for utilizado imediatamente após a cura, deve ser colocado em saboneteiras para que possa escorrer a água e durar mais tempo. Se ficar em água, o sabão ira desfazer-se mais facilmente.



Algumas Sugestões Para Guardar o Sabão

















Como Usar Este Sabão?


O sabão de coco para as limpezas pode ser usado das seguintes formas:

Para a loiça
Basta passar uma esponja húmida no sabão e lavar a loiça normalmente. Deve-se usar luvas para proteger a pele das mãos devido ao elevado grau de detergência deste sabão, conforme referimos anteriormente.


Para a roupa
Ralar o sabão e colocar a dose necessária no compartimento do detergente da máquina de lavar a roupa. Se o sabão for todo ralado de uma só vez, deve usar-se luvas a fim de evitar o contacto intenso deste sabão com a pele.


Inseticida Natural
Para protegerem a vossa horta contra as pragas, devem ralar o sabão e juntar uma colher de sopa de sabão ralado para 1 copo de água quente. Misturar e pulverizar sobre os insectos de corpo mole, tais como os afídios, pulgões e cochonilhas. Pulverizar 1 a 2 vezes por semana evitando as horas de maior calor. Vejam mais detalhes no nosso vídeo Calda de Sabão de Coco.

Este sabão também pode ser usado para substituir o sabão azul e branco para fazer a calda de sabão com óleo vegetal.


Materiais Que Usamos E Recomendamos Pela Sua Alta Qualidade 

















Video - Como Fazer Sabão de Coco









Sem comentários:

Enviar um comentário