" Blog da Horta Biológica: Como Conservar Hidrolatos e Prolongar a Sua Vida Útil

Como Conservar Hidrolatos e Prolongar a Sua Vida Útil

Os hidrolatos são águas florais de natureza frágil e devem ser armazenados correctamente para que possam ser usados durante um longo período de tempo. Os hidrolatos não são tão concentrados como os óleos essenciais nem têm o mesmo poder antibacteriano, o que os torna sujeitos a uma degradação mais rápida. No entanto, para podermos desfrutar dos seus aromas e propriedades terapêuticas por mais tempo, vale a pena saber como preservá-los.

Já mostrámos, aqui no blog, como fazer hidrolato e como fazer hidrolato em alambique. Neste post vamos dar várias dicas de armazenamento destas delicadas águas aromáticas.




Vejam agora o nosso infográfico com toda a informação para conservar hidrolatos.



Infográfico Como Conservar Hidrolatos de Blog da Horta Biológica



Alguns Artigos Úteis Para Armazenar Hidrolatos Correctamente


















Como Saber Se o Hidrolato Já Não Está Bom

Quando o hidrolato está contaminado ou terminou a sua vida útil, é possível identificar uma matéria branca a flutuar na água. Esta matéria, que por vezes também pode ser escura, não é mais do que uma mancha de bolor que se forma na água. Nas garrafas transparentes torna-se mais fácil identificar a presença de fungos na água. A ausência total de aroma também poderá ser um indicador de que o hidrolato perdeu as suas propriedades e já não deve ser usado.

 

O Que Fazer Com Hidrolatos Expirados

O hidrolato não deve ser descartado. Pode ser usado para regar o pé das plantas ou adicionado à pilha de compostagem.


E assim se conservam hidrolatos por muito tempo! Com todas estas informações esperamos que todos possam tirar o máximo de proveito das suas plantas. 

Até ao próximo post, cuidem-se bem!







Sem comentários:

Enviar um comentário