" Blog da Horta Biológica: Como Fazer Hidrolato em Alambique

Como Fazer Hidrolato em Alambique

Os hidrolatos são delicadas águas florais e, para além do seu aroma, contêm as propriedades medicinais das plantas. No nosso post Como Fazer Hidrolato | Água Floral explicámos o que são hidrolatos e como fazê-los em casa, de uma forma simples utilizando apenas uma panela e pouco mais. Neste post vamos mostrar como fazer hidrolato utilizando um alambique, que permite uma destilação mais eficaz e com maior rendimento.

No final do post vejam também o nosso vídeo explicativo onde mostramos como fazer, passo a passo. Se já fazem hidrolatos em casa e querem saber como conservá-los correctamente, visitem o nosso post Como Conservar Hidrolatos e Prolongar a Sua Vida Útil.




O alambique que usámos para este post e vídeo é um alambique pequeno de 10L que não tem coluna para destilar a vapor, por isso, as plantas foram colocadas dentro da caldeira em contacto com a água para fazer uma hidrodestilação.

A planta que escolhemos foi o rosmaninho (Lavandula stoechas), mas podem ser usadas outras plantas nas quais tenham interesse.  



O Alambique


Para quem se quer iniciar no uso do alambique aqui ficam os nomes dos seus componentes:




Como Fazer

Tanto as flores, como os caules e folhas podem ser usados. No entanto, porque é na sumidade florida do rosmaninho que se encontram a maior parte das moléculas aromáticas e porque o nosso alambique é pequeno, utilizámos apenas as flores.

Os caules e folhas podem ser usados, por exemplo, para fazer incensos naturais.


Vamos então mostrar como fazemos o nosso hidrolato de lavanda.

  1. Colocamos as flores dentro da caldeira e apontamos o peso das flores;
  2. Em seguida colocamos água destilada, utilizando um rácio de 3 partes de água para 1 de planta. Com a planta e a água, a caldeira está pronta a ir para o fogão;
  3. Tapamos e unimos os tubos do capacete e do condensador. As juntas destes tubos podem também ser seladas com fita de teflon;
  4.  Ligamos o fogão e esperamos que a água comece a ferver.

 



O Processo de Destilação


Vamos agora saber o que acontece durante o processo de destilação.

  1. Ao levantar fervura, o vapor vai subir, passar pelo tubo condensador (também conhecido por pescoço de ganso) e descer até à serpentina do condensador que está cheio de água fria;
  2. Durante todo o processo, a água do condensador mantem-se fria através de circulação por bomba que pode ser uma bomba de aquário. Esta bomba tem de ser colocada num depósito onde a água possa ser mantida fria. Este depósito pode ser um balde, alguidar ou lava-loiça. Para manter a água fria durante todo o processo, podem ser usados acumuladores de frio ou cubos de gelo;
  3. A água sai pela parte de cima do condensador, vai até ao depósito da bomba e é bombada de volta para o condensador. É aconselhável que este tubo tenha uma válvula reguladora de caudal, para que a água entre de novo devagar pela parte de baixo do condensador;
  4. A água fria vai condensar os vapores que estão dentro da serpentina, e o hidrolato vai começar a sair;
  5. A água floral tem de sair para um jarro, preferencialmente de vidro. Este jarro tem de ter um funil e um filtro de café para impedir que os resíduos das plantas fiquem no hidrolato;
  6. Passado cerca de 1h30 desligamos o fogão e esperamos até que não saia mais hidrolato;
  7. Depois de o alambique arrefecer, retiramos as plantas e esfregamos o alambique com álcool. O alambique deve ser mantido bem limpo e seco até à próxima utilização.

 



Ao fazer todo este processo é importante registar alguns dados tais como o peso da planta e o rendimento final do hidrolato. Neste processo usámos 337g de planta e obtivemos cerca de 700ml de hidrolato.

Para saberem como armazenar correctamente o hidrolato para que dure por um longo período de tempo, vejam o nosso post Como Conservar Hidrolatos e Prolongar a Sua Vida Útil.



Para uma melhor compreensão, aqui fica o nosso vídeo onde mostramos o passo a passo deste processo. Se gostam dos nossos vídeos e ainda não subscreveram o nosso canal do youtube, aproveitem a oportunidade para fazê-lo se não quiserem perder pitada!


VIDEO: Como Fazer Hidrolato em Alambique



















Sem comentários:

Enviar um comentário